Prefeitura de Ruy Barbosa endurece fiscalização e cobra restituição de bens públicos desaparecidos

Prefeitura de Ruy Barbosa publicou, em 28 de julho de 2025, um decreto que estabelece um procedimento simplificado para a apuração de responsabilidades por perdas ou danos a bens móveis em órgãos e entidades do Poder Executivo municipal. A medida, que já era aguardada pela atual administração, visa  garantir o ressarcimento de prejuízos causados ao erário supostamente feita por funcionários da gestão passada.

O decreto surge em um contexto de preocupação da atual gestão com a ausência de diversos bens que, segundo informações, teriam sido retirados indevidamente durante a transição da ex-gestão. "Este decreto é um preparativo para a cobrança e notificação por meios legais, onde a ex-gestão levou muitas coisas", afirmou uma fonte ligada à prefeitura, que preferiu não ser identificada.

Alguns dos itens citados já são de conhecimento da população. O caso mais conhecido trata-se de HDs retirados de computadores da prefeitura, que segundo alguns secretários, tem prejudicado o início da gestão da prefeita Eridan. "Diversos registro de funcionários, dados da educação e saúde também foram apagados." Revela outra fonte.

Ainda de acordo com fonte, um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia, onde peritos do Departamento de Perícia Técnica de Itaberaba realizaram perícia na prefeitura após solicitação da prefeita Eridan. A denúncia foi registrada com o  artigo 305 do Código Penal brasileiro, que trata do crime de supressão de documento.

O decreto entrou em vigor na data de sua publicação, e a prefeitura reitera que a medida não impede a instauração de outros processos para apuração de responsabilidades em casos mais complexos ou de maior valor.





Postar um comentário

0 Comentários