José Cirilo Santos Coelho lançou recentemente seu livro "Memórias de Boleiros", uma viagem emocionante pelas histórias do futebol de Ruy Barbosa. O lançamento aconteceu no dia 11 de maio de 2025, no Clube Social de Ruy Barbosa durante o Primeiro Encontro de Gerações de Amigos - EGARB. (Confira fotos abaixo da matéria).
O exemplar pode ser adquirido através do contato WhatsApp (75) 99297-4016 (envio para todo Brasil). Garanta essa relíquia da bola!
SOBRE CIRILO:
Cirilo nasceu no dia 07 de setembro de 1965, filho de Hilda Santos Coelho e José Lima Coelho. Ao longo de sua trajetória, percorreu caminhos diversos, marcados por desafios, superações e conquistas em diferentes áreas da vida pessoal e profissional.
Foi jogador profissional de futebol, experiência que proporcionou não apenas vivências esportivas, mas também valores como disciplina, trabalho em equipe e perseverança. Anteriormente, serviu à Pátria como cabo do Exército Brasileiro, período em que desenvolveu ainda mais o senso de responsabilidade, compromisso e respeito à hierarquia.
Com o passar dos anos, direcionou sua vocação para a área da educação. Tornou-se professor, graduado em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e aprofundou seus estudos com especializações em Neuropedagogia e Psicanálise, bem como em Dependência Química e Alcoólica — campos que despertaram grande interesse por suas conexões com os desafios humanos e sociais.
Crítica ao livro Memórias de Boleiros pelo Coronel PM Nelson Pelegrini:
Ao ler esse livro de poemas, contos e causos, penetrei no túnel do tempo, com reflexões profundas, relembrando dribles, jogadas ensaiadas, improvisadas, gols marcantes e o quanto o futebol representou para todos nós, crianças e jovens de Ruy Barbosa.
Como disse o autor José Cirilo: “O futebol não era apenas uma diversão - era um verdadeiro campo de ensino… aprendia-se sobre respeito, disciplina, lealdade e trabalho em equipe “.
No livro o autor registra suas “Memórias” e retrata Ruy Barbosa através do futebol, da sua cultura, sua beleza natural, seus costumes, atletas e heróis, que marcaram a história do município e relata acontecimentos importantes, fatos históricos, pitorescos, sempre com textos bem elaborados, com riqueza nas narrativas e com boa dose de humor.
Este livro diverte porque conta aventuras pitorescas, focaliza tipos originais, refere-se a figuras lendárias, pessoas que marcaram a história do futebol de Ruy Barbosa.
Não é preciso ser um apaixonado da bola para apreciar este livro, sua leitura flui prazerosamente, ele educa porque incentiva o culto a honra, trabalho e cidadania.
Parabéns professor, poeta e escritor José Cirilo, por espalhar sementes de esperança, amizade e fraternidade!
Parabéns grande craque e amigo, por sua sensibilidade, paixão pelo futebol, dedicação e amor por nossa querida e amada Ruy Barbosa!
0 Comentários