Pular para o conteúdo principal

Comunidade Pataxó denuncia assassinato de indígena

O Conselho de Caciques Pataxó (Conpaca) denuncia que um dos membros da comunidade indígena foi "cruelmente assassinado por pistoleiros". A morte ocorreu na noite de segunda-feira (10), no Território Indígena (TI) Barra Velha de Monte Pascoal, em trecho do município de Prado, no extremo sul da Bahia.

Em nota de repúdio enviada à imprensa, o Conpaca acusa "pistoleiros em um ataque orquestrado por fazendeiros" pelo crime.

O homem morto foi identificado como Vitor Braga Braz, de 53 anos. Além dele, pelo menos um outro indígena, de 25 anos, foi baleado e dois adolescentes estão desaparecidos, informam entidades ligadas à comunidade indígena e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
Procurada pelo g1, a Polícia Civil disse que a Delegacia Territorial de Prado instaurou um inquérito policial para investigar a morte do homem.

Já a Secretaria de Segurança Pública da Bahia informou, em nota, que a Força Integrada de Combate a Crimes Comuns Envolvendo Povos e Comunidades Tradicionais reforçou as ações ostensivas e de inteligência na Aldeia Terra Vista, no município de Prado, após "ocorrência que terminou com um indígena morto por disparo de arma de fogo". Os agentes buscam identificar e capturar os envolvidos.

Para o Conpaca, "essa nova tragédia se soma a um histórico de violações, ameaças e ataques sistemáticos contra o povo Pataxó". "Não aceitaremos que nossas terras sejam tomadas e que nossas vidas sejam ceifadas impunemente. Não entregaremos nosso território a invasores que, com suas mãos manchadas de sangue, tentam nos exterminar", disse o conselho.

Em vídeo enviado à TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia na região, o cacique Antônio José acrescentou que agressões do tipo são frequentes na região. "Isso vem ocorrendo diariamente com o nosso povo porque não há demarcação do território".

Fonte: G1 Bahia



Postagens mais visitadas deste blog

Nova pesquisa aponta Eridan com 47,94% seguida por Dr. George com 42,01 % das intenções de voto em Ruy Barbosa

Prestes a passar por uma eleição suplementar, o município de Ruy Barbosa, no Piemonte do Paraguaçu, tem dois candidatos disputando o pleito. Segundo levantamento realizado pela Séculus Análise e Pesquisa, e contratada pelo Bahia Notícias, a vereadora Eridan de Bonifácio (MDB) lidera a corrida pelo comando da prefeitura com 47,94%. Ela é esposa do ex-prefeito Bonifácio, mais votado na eleição regular, mas considerado inelegível. O outro candidato, Dr. George (PSD), soma 42,01% das intenções de voto no cenário espontâneo - quando o nome dos candidatos não é apresentado aos eleitores. Outros 3,79% votariam branco/nulo ou não votariam em nenhum dos dois e os que não sabem ou não opinaram somam 6,26%. Ruy Barbosa terá eleições suplementares no dia 6 de abril após a Justiça Eleitoral indeferir a candidatura a prefeito de José Bonifácio Marques Dourado por irregularidades na prestação de contas em 2016 e determinou a realização de novas eleições no município. A pesquisa ainda testou o cenário...

Justiça Eleitoral ordena retirada de perfurites irregulares da candidata Eridan

A justiça emitiu uma decisão sobre uma representação por propaganda eleitoral irregular, envolvendo adesivos sem as informações exigidas por lei no da coligação "Para Reconstruir Ruy Barbosa", do MDB. A juíza Gabriella de Moura Carneiro acolheu parcialmente a denúncia do PSD, determinando que, no prazo de 24 horas, a coligação da candidata Eridan entregue no cartório eleitoral os materiais impressos irregulares. O descumprimento da decisão pode acarretar multa diária. Ao mesmo tempo, a juíza Gabriella concedeu o prazo de 72 (setenta e duas) horas ao requerido para promover a regularização da propaganda irregular, já em circulação, sob pena de serem adotadas as medidas necessárias para a sua retirada.   A defesa da candidata e o Ministério Público Eleitoral também serão ouvidos.  De acordo com relatos passados para nossa redação, alguns perfurites (adesivos que são colocados nos vidros traseiro dos veículos), possuem CNPJ/CPF, porém existem outros sem está identificaç...

Justiça Eleitoral determina remoção de publicações do candidato Dr. George com o slogan “O Jogo Virou” por considerar propaganda eleitoral irregular

A Justiça Eleitoral da 87ª Zona Eleitoral de Ruy Barbosa concedeu tutela provisória em uma representação eleitoral que apura suposta propaganda eleitoral irregular. A decisão, proferida pela Juíza Eleitoral Gabriella de Moura Carneiro, determina a remoção de publicações em redes sociais que mostram apoiadores do candidato George Luiz Brito de Carvalho trajando camisetas padronizadas com o slogan "O JOGO VIROU". A Coligação "Para Reconstruir Ruy Barbosa", autora da representação, alegou que o uso das camisetas padronizadas configura propaganda vedada por lei, podendo desequilibrar a disputa eleitoral e ferir os princípios da isonomia, da paridade de armas e da lisura do pleito.  A coligação argumentou que a distribuição de camisetas com símbolos da campanha é proibida e que a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite o uso de camisetas por cabos eleitorais apenas se não ostentarem elementos identificadores da candidatura. Após a verificação dos link...

PUBLICIDADE