Pular para o conteúdo principal

Bahia pode produzir 11,0 milhões de toneladas de grãos em 2023

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo ao mês de maio de 2023, com dados sistematizados e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), estima uma produção de cereais, oleaginosas e leguminosas[1] de 11,0 milhões de toneladas (t), o que representa um recuo de 3,3% na comparação com a safra de 2022 – que foi o melhor resultado da série histórica do levantamento para o conjunto de produtos pesquisados.  

As áreas plantada e colhida permaneceram ambas estimadas em 3,4 milhões de hectares (ha), ficando mantidas as projeções de 2022 para 2023. Dessa forma, o rendimento médio esperado (3,25 t/ha) da lavoura de grãos no estado é 3,3% inferior na mesma base de comparação.

A produção de algodão (caroço e pluma) está estimada em 1,34 milhão de toneladas, que representa ligeira queda (1,1%) em relação ao ano passado. A área plantada com a fibra ficou mantida em 290 mil hectares.

O volume de soja a ser colhido pode alcançar 7,06 milhões de toneladas, o que corresponde a uma retração de 2,4% sobre o verificado em 2022. A área plantada com a oleaginosa no estado ficou projetada em 1,8 milhão de hectares.

As duas safras anuais do milho, estimadas pelo IBGE, podem alcançar 2,7 milhões de toneladas, o que também representa retração de 5,4% na comparação anual. Com relação à área plantada, manteve-se a estimativa da safra anterior de 700 mil hectares. A primeira safra do cereal está projetada em 2,2 milhões de toneladas, 1,2% abaixo do que foi observado em 2022. Já o prognóstico para a segunda safra é de um recuo de 20,0% em relação à colheita anterior, totalizando 520,8 mil toneladas.  

A lavoura do feijão pode sofrer um recuo de 2,1%, na comparação com a safra de 2022, totalizando 238,8 mil toneladas. O levantamento manteve a estimativa de 417 mil hectares plantados, a mesma observada no ano anterior. Estima-se que a primeira safra da leguminosa (143,5 mil toneladas) seja 1,4% inferior à de 2022, e que a segunda safra (95,3 mil toneladas) tenha uma variação negativa de 3,1%, na mesma base de comparação. 

Para a lavoura da cana-de-açúcar, o IBGE estimou produção de 5,47 milhões de toneladas, revelando queda de 2,3% em relação à safra 2022. A estimativa da produção do cacau, por sua vez, ficou projetada em 121,0 mil toneladas, apontando uma queda de 4,0% na comparação com a do ano anterior.

Em relação ao café, está prevista a colheita de 193,2 mil toneladas este ano, 17,3% abaixo do observado no ano passado. A safra do tipo arábica está projetada em 69,5 mil toneladas, com variação anual negativa de 30,8%. Por sua vez, a safra do tipo canéfora teve previsão de 123,7 mil toneladas, 7,0% abaixo do nível do ano anterior. 

As estimativas para as lavouras de banana (913,8 mil toneladas), laranja (634,2 mil toneladas) e uva (65,5 mil toneladas), por sua vez, registraram, respectivamente, variações de 1,0%, -2,9% e 7,8%, em relação à safra anterior.  

O levantamento ainda indica uma produção de 938,3 mil toneladas de mandioca, 9,6% superior à de 2022. A produção de batata-inglesa, estimada em 331,8 mil toneladas, apresenta recuo de 6,3%; e a do tomate, estimada em 179,6 mil toneladas, aponta alta de 0,9% na comparação com a do ano anterior.



Postagens mais visitadas deste blog

Secretário de Finanças de Ruy Barbosa é exonerado após desgastes da eleição

Algo que já era comentado nos bastidores da política local de Ruy Barbosa se concretizou nesta sexta-feira (18). O Secretário de Finanças, o  Sr. JULIANO REGIS SEIXAS ARRUDA CARDOSO foi exonerado, conforme Decreto publicado hoje no Diário Oficial. De acordo com o documento, a exoneração foi a pedido. Porém, a exoneração de Juliano pode ter sido ocasionado por desgaste político gerado durante a campanha eleitoral, onde os grupos opositores a gestão, criticaram os bens que o ex-secretário conquistou durante os últimos anos.  Apesar de muitas acusações, os candidatos nunca citaram nome, porém mostravam indícios que estavam falado de Juliano. Ainda de acordo com informações, lideranças políticas tomaram conhecimento de outras denúncias e a previsão que aconteça mais "pedidos" de exonerações nos próximos dias. Alguns desgastes como denúncias de fraudes de combustível no transporte público e assédio eleitoral, podem pesar a caneta ainda na próxima semana.  Vale ressaltar que a únic

Bonifácio teve o recurso negado no TRE/BA

José Bonifácio Marques Dourado (MDB),  teve o  Recurso do pedido de registro de candidatura negado no TRE  por todos os Desembargadores.  Apesar do resultado, ele pode (e vai) pedir recurso no TSE e novo julgamento acontecer.  Nova eleição? Só acontece nova eleição caso o TSE negue o recurso dos advogados de Bonifácio.  O que acontece dia 01/01? Eleição na Câmara de Vereadores e o presidente da Câmara assume como prefeito interino até novas eleições ou até o julgamento do TSE. Se o TSE ser favorável a Bonifácio? Caso o TSE seja contra a decisão do TRE e aprove o registro de candidatura de Bonifácio, ele assume como prefeito. Assista o julgamento em nosso canal do Youtube abaixo:    Assista entrevista com Advogado Anderson Aldori sobre situação eleitoral de Bonifácio:  

Inscrições para o Concurso Público de Ruy Barbosa inicia nesta sexta-feira (18)

A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa divulgou o Edital do concurso Público para 70 vagas, sendo 50 para professores e 20 para auxiliares administrativos.  Só serão aceitas inscrição unicamente via internet, solicitado entre às 00:00 horas do dia 18 de outubro de 2024 até as 23:59 horas do dia 11 de novembro 2024. Para inscreverem-se os Candidatos deverão acessar o seguinte endereço eletrônico: https://isba.selecao.net.br /, preencher corretamente todos os campos do formulário de inscrição, imprimir o Boleto Bancário e efetuar o pagamento até a data de vencimento do mesmo. Para se inscrever, os de Nível Médio pagarão o valor de R$ 70,00 (setenta reais) e Nível Superior  o valor de R$90,00 (noventa reais). O candidato inscrito no Cadastro Único que desejar solicitar isenção deverá indicar no formulário de inscrição tal intenção. As Provas Objetivas serão realizadas no dia 01 de dezembro de 2024, em locais e horários a serem previamente divulgados. Para mais informações, acesse o o edita

PUBLICIDADE