Pular para o conteúdo principal

Candidato é investigado pela PRE-BA por dizer que vai 'proibir ebós, despachos e oferendas'

 A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) abriu uma apuração contra um candidato a deputado estadual por pregar discursos de ódio, racismo e intolerância religiosa nas redes sociais. A denúncia foi feita ao órgão de forma anônima.

 O candidato é pastor de uma congregação religiosa e, em suas redes sociais, além de pregar desinformação, diz que “milhões de impostos do povo da Bahia estão sendo gastos na confecção e manutenção de imagens e de esculturas de orixás”. Ele diz que também vai lutar “incansavelmente para desinstalar os orixás gigantescos nas vias públicas de Salvador”. Além dessas declarações, o candidato diz que vai “proibir ebós, despachos e oferendas nas vias, avenidas e áreas comuns e públicas de preservação ambiental”.

O referido candidato afirma que não é caso de intolerância e sim de "indignação". “Milhares de pessoas aguardando a regulação e o poder público gastando as fitas de suor e sangue do povo baiano (os impostos) em esculturas de orixás". 

Ao abrir a apuração, o procurador regional eleitoral auxiliar, Samir Cabus Nachef Junior, afirma que o caso pode ser configurado como abuso de poder econômico e “ensejar a inelegibilidade, além da cassação do registro ou diploma do candidato”, como previsto no artigo 237 do Código Eleitoral e artigo 19 e seguintes da Lei Complementar nº. 64/1990). As declarações também poderão ser classificadas como “crime de corrupção eleitoral”. 

Além do âmbito eleitoral, no Brasil intolerância religiosa também é crime previsto no Código Penal brasileiro. É considerado crime escarnecer publicamente por motivo de crença ou função religiosa, impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso, ou vilipendiar publicamente ato objeto de culto religioso. A pena pode ser de detenção de um mês a um ano ou pagamento multa.


Fonte: Bahia Notícias 



Postagens mais visitadas deste blog

Nova pesquisa aponta Eridan com 47,94% seguida por Dr. George com 42,01 % das intenções de voto em Ruy Barbosa

Prestes a passar por uma eleição suplementar, o município de Ruy Barbosa, no Piemonte do Paraguaçu, tem dois candidatos disputando o pleito. Segundo levantamento realizado pela Séculus Análise e Pesquisa, e contratada pelo Bahia Notícias, a vereadora Eridan de Bonifácio (MDB) lidera a corrida pelo comando da prefeitura com 47,94%. Ela é esposa do ex-prefeito Bonifácio, mais votado na eleição regular, mas considerado inelegível. O outro candidato, Dr. George (PSD), soma 42,01% das intenções de voto no cenário espontâneo - quando o nome dos candidatos não é apresentado aos eleitores. Outros 3,79% votariam branco/nulo ou não votariam em nenhum dos dois e os que não sabem ou não opinaram somam 6,26%. Ruy Barbosa terá eleições suplementares no dia 6 de abril após a Justiça Eleitoral indeferir a candidatura a prefeito de José Bonifácio Marques Dourado por irregularidades na prestação de contas em 2016 e determinou a realização de novas eleições no município. A pesquisa ainda testou o cenário...

Pesquisa aponta Eridan de Bonifácio na liderança para prefeitura de Ruy Barbosa

Uma pesquisa de intenção de votos divulgada pelo Band Eleições aponta Eridan de Bonifácio (MDB) como favorito na disputa pela prefeitura de Ruy Barbosa.   Os dados revelam que Eridan de Bonifácio detém 66,41% das intenções de voto, enquanto seu oponente, Dr. George Brito (PSD), registra 33,59%.

Dois ex-candidatos declaram apoio a Dr. George

Dois ex-candidatos nas últimas eleições municipais de Ruy Barbosa em 2024 declararam apoio ao candidato George-PSD e a Vice Benilda.  O primeiro apoio foi de Beto do Banco do Brasil, ex-candidato pelo PDT que na última sexta-feira dia 14 esteve no comitê e tirou fotos com cabos eleitorais de George. Muito ativo nas redes sociais, Beto ainda não se pronunciou oficialmente. O segundo apoio é de Saulo, que foi ex-candidato na última eleição pelo União Brasil. Saulo que é uma liderança política na cidade, registrou o momento em uma foto com Dr. George nesta quarta-feira dia 19.

PUBLICIDADE