Pular para o conteúdo principal

Casa da Caridade de Ruy Barbosa realiza campanha para arrecadar material de limpeza, higiene pessoal e fraldas geriátricas

(Foto: Diocese de Ruy Barosa)

A Casa da Caridade, está desempenhando uma Campanha de Doação, que terá como função ajudar a diminuir as despesas da Cdc. As opções de itens para a doação, são os seguintes: Materiais de Limpeza e Higiene Pessoal ou Fraldas Geriátricas (tam G ou GX).

As doações também podem ser feitas também através do pix da Casa da Caridade Cdcruiba@gmail.com). Os pontos de coleta: Casa da Caridade e secretaria paroquial. As informações foram divulgadas na página oficial no instgram @pascomruybarbosa no dia 05 de julho de 2022.




A CASA DA CARIDADE DE RUY BARBOSA


A Casa da Caridade de Ruy Barbosa se abriu no ano de 1996. Mas já estava há anos no coração de alguém! Na década de ’80 foi dom Mathias que pediu ao Bispo da Diocese de Reggio Emilia a Casa da Caridade, porque padre Giacomo, da Diocese de Reggio Emilia, missionário aqui e pároco da paróquia de Baixa Grande, desejava tê-la na sua paróquia. Ele, voltando à Itália de férias, pediu ao padre Mário. Temos até um mapa que padre Mário fez pensando na Casa da Caridade no Brasil. (em anexo). Ele colocou as cidades onde estavam os padres de Reggio Emilia, as distâncias, a possível colocação da Casa, os padres que concordavam e os que estavam em dúvida, e concluiu escrevendo que precisava rezar muito!

A equipe de missionários para abrir a Casa só chegou em 1995, quando já o Bispo era dom André. Na espera que fosse construída a Casa onde está atualmente, se começou perto da Catedral. A inauguração da Casa foi no dia 14 de abril de 1996, segundo Domingo de Páscoa.

Nestes anos de história muitas pessoas passaram daqui: muitos hóspedes, os tesouros da Casa, várias Irmãs e Irmãos da Caridade se revezaram, muitas pessoas conheceram, visitaram, muitos voluntários passaram, várias moças fizeram um tempo de experiência e de discernimento.

Agora em Casa há 14 hóspedes, de idades e condições bem variadas. A maioria deles precisa de ajuda pelas mais simples ações cotidianas, como tomar banho, se vestir ou se alimentar. Mas o que marca muito é a alegria deles. É uma família bem variegada!


Presença fixa em Casa é o pe. Luís, Irmão da Caridade e pároco de Lajedinho, e as Irmãs: ir. Madalena e ir. Joseane, que vêm do Madagascar, ir. Manuela e ir. Alessandra que vêm da Itália. A responsável da Casa, junto com o pároco pe. Antônio, é ir. Manuela.

Em Casa estão também alguns jovens: algumas moças já estavam morando aqui, fazendo uma caminhada ou uma experiência (a “leva”) de discernimento vocacional, outros jovens deram a disponibilidade para morar um tempo, um mês ou mais neste tempo de pandemia, para ajudar e garantir o cuidado dos meninos, e também para fazer uma experiência de família e de serviço.


Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Militar age contra perturbação, direção perigosa e outras irregularidades com motos em Ruy Barbosa

A Polícia Militar de Ruy Barbosa tem intensificado suas ações nos últimos dias com o objetivo de retirar de circulação motocicletas que operam em situação irregular em todo o município. De acordo com informações, a medida visa coibir infrações como perturbação do sossego público e direção perigosa, frequentemente associadas ao uso inadequado de motocicletas. Durante as operações, a Polícia Militar também recolheu veículos que apresentavam irregularidades como escapamento aberto, gerando poluição sonora, e ausência de placa de identificação, dificultando o rastreamento em caso de necessidade. A fotografia que acompanha esta matéria mostra algumas das motocicletas que foram recolhidas nos últimos dias. Os veículos foram apreendidos em diversas ocorrências e em diferentes pontos da cidade de Ruy Barbosa, abrangendo tanto a sede do município quanto a zona rural. A Polícia Militar reforça que as ações de fiscalização continuarão a ser realizadas para garantir a segurança e o bem-estar da po...

Mototaxista é executado com tiro nas costas em ponto de veículos

 Um mototaxista, de 39 anos, foi morto a tiros nesta segunda-feira (14) em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. A vítima, George Souza da Silva Santos, estava no ponto de mototáxi quando foi abordado pelos atiradores. Segundo o Radar News, o mototaxista ainda correu cerca de 500 metros, mas foi alcançada pelos acusados. O fato ocorreu na localidade de Vila Valdete. George foi atingido com um tiro nas costas e caiu. Depois, foi novamente alvejado com mais disparos na cabeça e morreu no local. Até o início da manhã desta terça-feira (15) não havia informações sobre os atiradores nem sobre a motivação do homicídio.  O homem trabalhava como mototaxista há 15 anos. Fonte: Radar News

Aniversariante recebe carinho da família e funcionários no Hospital de Ruy Barbosa

Um momento emocionante marcou a rotina da  UTI do Hospital Regional de Ruy Barbosa nesta semana. O paciente Ademar Silva Mota, natural de Araci, celebrou seus 46 anos ontem, recebendo uma dose extra de carinho e afeto de seus familiares durante o horário de visitas. Internado desde o dia 11 de abril, Ademar tem encontrado na presença e no apoio de seus familiares um importante reforço em sua jornada de recuperação. Mesmo em meio ao ambiente de cuidados intensivos, a celebração do seu aniversário se tornou um símbolo de esperança e da força dos laços familiares. O momento compartilhado pela equipe do hospital mostra o calor humano presente no encontro. Familiares levaram mensagens de apoio e palavras de incentivo, transformando por alguns instantes o leito da UTI em um espaço de celebração da vida. Gestos como este evidenciam o papel fundamental da família no bem-estar dos pacientes, especialmente em momentos delicados como a internação em uma UTI. O apoio emocional e a demonstração...

PUBLICIDADE