Uso de tecnologia no cultivo da palma é tema de seminário realizado pelo Sebrae em Ruy Barbosa


Foi realizado no último dia 25 de agosto, na cidade de Ruy Barbosa, o primeiro Seminário Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma do ano de 2021. O evento é fruto de uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

O especialista no assunto, Paulo Suassuna, foi quem conduziu o encontro. Depois de dois anos, ele retornou à Bahia para disseminar essa cultura, que é importante para o agricultor familiar do Semiárido Baiano

Com mais de 900 famílias capacitadas e 7 milhões de mudas de palma plantadas em micro propriedades rurais da região semiárida brasileira, Paulo Suassuna defende o sistema ensinado, que gera produtividade anual superior a 500 toneladas por hectare. “A palma vai contribuir de forma bem expressiva na sua oferta de forragem. Ao aceitar a Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma (TCIP), sua propriedade produz mais em menos tempo”, destacou.

Para o Secretário de Agricultar e Meio Ambiente Artur Francelino, é um evento muito importante para o município, por essa razão que é a sua segunda edição que convida Paulo Suassuna.

De acordo com o analista do Sebrae em Feira de Santana, Dine Ricardo, essa é uma das diversas ações realizadas no município, que tem uma extensa agenda de eventos até o final do ano. “Temos o compromisso de atender aos diversos públicos das áreas rural e urbana, incluindo nessa agenda a realização da primeira turma do Empretec, prevista para o mês de outubro”.

O público foi limitado a 50 participantes, devido às normas de segurança sanitária por conta da pandemia. Estiveram presentes produtores rurais e agricultores familiares do município, além de alunos do CEMAM, do Curso Técnico Agropecuário.

Outro destaque foi a participação do produtor Joel Alves de Oliveira, que esteve no seminário realizado em 2019 e apresentou um vídeo com o resultado do conhecimento adquirido na época. Ele mostrou, com orgulho, a sua plantação no momento da abertura do evento para todos os participantes.


Postagem Anterior Próxima Postagem

correspond