Em Carta Aberta, Professores aprovados no Concurso de 2020 fazem pedido ao Prefeito de Ruy Barbosa

O ano é 2020. O mês, novembro. Professores, movidos pelo sonho de se efetivarem no serviço educacional público. Uma educação de qualidade se faz com bons profissionais e, um concurso público, com mais de 1500 inscritos para disputar 84 vagas é mais que uma prova de que a educação de Ruy Barbosa só tem a ganhar.

Prova objetiva, prova de títulos, homologação... Passamos por todas as etapas com o sonho de sermos convocados para darmos o nosso melhor aos alunos da rede municipal de ensino de Ruy Barbosa.

O concurso público abriu vagas para 84 professores que, por mérito, foram aprovados e aguardam ansiosamente pela convocação e posse numa vontade única de contribuir para a qualidade educacional do município. Mas, para nosso dissabor, apenas 13 dos 84 aprovados que esperam a convocação foram chamados...

A realização do sonho da efetivação nos motiva, no entanto o desejo de contribuir com a educação do município, que passa por um momento muito delicado, também. Os docentes e seus familiares estão precisando e pedindo ajuda, muitas famílias não conseguem fazer o acompanhamento e as orientações das atividades escolares, simplesmente por falta de habilidades, e esse fato tem implicado também, de forma negativa na condição financeira de boa parte dessas famílias, que precisaram recorrer a aulas particulares de reforço, sendo necessário desviar o valor para pagamento de outras necessidade básica da família.

Para uma educação efetiva e de qualidade em tempos de pandemia necessitamos de professores, ainda que por meios tecnológicos, mais próximo aos alunos. Educação é acolhimento, aproximação, inclusão. Tal afirmação, nos possibilita refletir e endossa um questionamento bem pertinente para esse momento: É justo negar ao percentual de alunos que tem acesso a internet, e que por sinal é maioria no município, o direito de ser contemplados com as aulas on-line? Não seria também essa uma forma de exclusão?

O nosso pedido ao gestor municipal é que convoque a todos os aprovados, pois, a educação eficaz e de qualidade depende disso... O comércio depende que os trabalhadores estejam trabalhando para que com seu pró-labore movimentem a economia municipal... Os pais e mães de família necessitam dos seus proventos para por comida na mesa dos seus rebentos..

Ademais, como parafraseando um dos maiores educadores da história, Paulo Freire, “é a educação que faz o futuro parecer um lugar de esperança e transformação. A educação deve ser levada a sério porque ela transforma vidas, muda a realidade e faz nascer um novo mundo. Educação não transforma o mundo, educação muda as pessoas.

Pessoas transformam o mundo”.


Ruy Barbosa-Ba, 09 de junho de 2021

Professores aprovados no concurso 2020




Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem natural de Ruy Barbosa é preso acusado de tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Camaçari

Motorista de App recebe alta após levar 20 facadas de passageiro

Confira data e valores de algumas bandas que vão tocar no Santo Antônio de Ruy Barbosa