Morre Dedé Brito, criador da primeira estação de rádio de Itaberaba


A Prefeitura de Itaberaba lamenta o falecimento de JOSÉ FERREIRA DE BRITO ㅡ “DEDÉ BRITO”, ocorrido neste deste domingo (26), aos 86 anos de idade. Neste momento de dor, a Gestão Cidade de Todos se solidariza com familiares e amigos e manifesta o reconhecimento pelos inestimáveis serviços prestados ao município, sobretudo na área da comunicação. Todavia, a história de Dedé Brito se confunde com a história da Comunicação em nosso município. O prefeito Ricardo Mascarenhas decretou Luto Oficial de 3 dias.

Breve perfil de Dedé Brito

Nascido no povoado de Itaíba, movido pela curiosidade e paixão pelo rádio, ‘montou’, no ano de 1955, a primeira estação de rádio de Itaberaba, denominada Rádio Continental. Dedé Brito foi o criador, Diretor e Locutor. Em sua programação inicial, a rádio fazia propaganda de sua oficina, mantinha um programa de atendimento aos pedidos musicais e enviava recados aos ouvintes.

Assim, no ano seguinte, o alcance da ‘Continental’ já atingia toda a cidade. Dessa forma, a sua programação tornou-se fonte de entretenimento e informação para toda a população. Com isso adquiriu mais credibilidade, as propagandas aumentaram, o pouco dinheiro que entrava pagava as despesas e chegou até a transmitir uma radionovela, que foi denominada de O ZORRO.

Essa radionovela era transmitida ao vivo de segunda à sexta-feira das 20h às 21h e “os artistas” envolvidos eram todos voluntários. Além disso, toda a cidade parava para ouvir e nessa época a energia elétrica era desligada às 22h30m. Dentre outros grandes feitos, Dedé Brito projetou, na década de 1970, o Trio Elétrico Centenário, lançado em 1977 (em homenagem aos 100 anos de emancipação político-administrativa de Itaberaba).
Uma perda inestimável

O prefeito Ricardo Mascarenhas lamentou o falecimento de Dedé Brito, pontuando o seu legado para a história de Itaberaba.

“Itaberaba amanheceu, neste domingo, mais triste. Perdemos uma personagem ilustre da história de nosso município. Ao mesmo tempo que sua contribuição para o desenvolvimento da comunicação em nosso município é inestimável. Por outro lado, tivemos a oportunidade de demonstrar o reconhecimento do povo de Itaberaba a seu Dedé ainda em vida, no início de nossa gestão, em 2017. Além disso, o seu exemplo foi e é inspiração para todos os que buscam trilhar o caminho da comunicação e da criatividade”, disse o prefeito.

Texto: Secom Itaberaba
Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 19 anos é morto com golpes de faca em cavalgada

Empresário fica gravemente ferido em acidente na BA-052, em Ipirá

VÍDEO: Veículo de empresa de Gesso de Itaberaba sofre acidente na BA-046, em Ruy Barbosa