Raul Seixas será homenageado no Dark Side of Orobó em Ruy Barbosa

O evento multicultural mais aguardado de Ruy Barbosa esta chegando. O Dark Side Of Orobó chega a quinta edição reunindo nomes da música local em uma homenagem ao roqueiro baiano Raul Seixas, no dia 30 de novembro, a partir das 20h, no Clube Social da cidade. O público vai contar com os shows das bandas The Virote (Ruy Barbosa), Ladrões de Vinil (Vitória da Conquista), e Ely Pinto (Rio de Contas) - que apresenta um extenso e conhecido trabalho de cover de Raul Seixas. Os ingressos custam a partir de R$20 (primeiro lote), e estão à venda na CLIOC , na Praça Santa Tereza.


A festa nasceu de uma conversa entre amigos em 2015, com o objetivo de resgatar a cena do rock na região e potencializar o trabalho de artistas locais, pouco conhecidos - daí a origem do nome “Lado Escuro”, no inglês, “Dark Side”. O “Orobó” é uma referência à Serra famosa na região, um dos pontos mais famosos por lá.


Sem fins lucrativos, a solidariedade também se tornou uma marca do evento, com todo o dinheiro arrecadado com a venda de ingressos direcionado para uma instituição de caridade na cidade. Neste ano o projeto beneficiado será o “Levanta e Anda”, que trata de pessoas com dependência química. Nos anos anteriores o valor arrecadado já foi utilizado para compra de cestas básicas e brinquedos, e também para a APAE (local) com objetivo de iniciar a construção da sede própria da instituição em Ruy Barbosa. 


Para 2019 a festa ganha o tema “Raul Seixas: 30 anos no disco voador”, em referência aos 30 anos sem o artista. Yulo Módollo é um dos organizadores e destaca o caráter multicultural do evento: “O Dark Side of Orobó representa um marco cultural para a cidade de Ruy Barbosa. Apesar da ideia inicial, de ser um evento para resgatar o Rock na cidade, desde o primeiro ano o Dark se tornou uma mistura de ritmos, poesias, literatura, gastronomia, pintura, fotografia dentre outras manifestações artísticas, que dá voz a inúmeros artistas locais e de outras cidades da Chapada Diamantina”. Geovane Pontual, Artur Francelino (Tuca Metal) e Antonio Carlos Rocha são os outros dois nomes que, junto com Yulo, assinam a produção.


Sobre a estrutura, ele destaca o cuidado minucioso com todos os detalhes da produção: “O  Dark Side  consegue agregar  diversas tribos num mesmo local, e ao mesmo tempo, é um evento familiar, onde pais e filhos se divertem juntos e interagem com o cenário local, este por sua vez, a cada ano vem se reinventando, buscando nos mínimos detalhes, gerar uma experiência única para os convidados”.


As atrações farão jus ao tema. Ely Pinto se apresenta como cover de Raul, e vai levar no repertório clássicos do artista baiano. A banda The Virote - que nasceu juntamente com a primeira edição do festival - apresenta neste dia os clássicos nacionais e internacionais do rock, com participações especiais, como a de Rafaela Melo, que participou do The Voice em 2014. Já a banda Ladrões de Vinil também se apresenta na noite, levando para o público o melhor do repertório do Rock. 


A noite conta ainda com o projeto Expoesia, grupo da cidade de Salvador que nasceu com o objetivo de divulgar a poesia de autoras que não estavam na mídia, marcar um território feminino na literatura onde a predominância masculina já é vastamente conhecida. O evento vai apresentar também uma exposição fotográfica de Noilton Pereira, fotógrafo famoso na região, conhecido por fotografar o Sertão e vender as fotos para ajudar pessoas carentes. Ele doou fotos para a festa, que serão expostas, vendidas e a verba também doada. 


A estrutura do evento conta ainda com área gourmet e serviço de bar e petiscaria, além da parceria com a Cervejaria Chapada de Lençóis, especializada em cerveja artesanal.


SOBRE AS ATRAÇÕES



BANDA THE VIROTE - A banda The Virote surgiu em 2015, dois meses antes do primeiro Dark Side. A banda se formou para ser uma apresentação de uma atração local de rock que representasse Ruy Barbosa no evento. A banda se manteve no cenário alternativo da Chapada Diamantina, mantendo a principal marca de um Rock and Roll pra frente, fazendo versões de clássicos que marcaram a história do Rock nacional e internacional. 


BANDA LADRÕES DE VINIL - O grupo surgiu em 2006, com o propósito de fazer um som inspirado em Rockabilly, Jovem Guarda, Rock instrumental e Surf Music. A Ladrões de Vinil já se apresentou em vários festivais importantes pelo país, como Festival Big Bands em Salvador (BA), Feira Noise Festival em Feira de Santana (BA) Grito Rock América do Sul em Montes Claros (MG) e em Vitória da Conquista (BA), Festival de Inverno Bahia, FESTUESB  - Festival universitário de música, onde a banda foi premiada duas vezes como “Melhor intérprete”, com a música “Formas”, em 2008, e com a música “Invisível” em 2010 -  além do Rock Cordel, Festival da Juventude, Natal da Cidade, Circuito Motiva entre outros. Ganhando cada vez mais espaço no cenário alternativo com suas canções e performances.


ELY PINTO - O músico natural de Rio de Contas, na Chapada, é considerado um dos maiores covers de Raul Seixas e deu início ao projeto Raul Seixas Cover em março de 1994. No repertório, sucessos como “Ouro de Tolo”, “Sociedade Alternativa”, “O Trem das Sete”, “Medo da Chuva”, “Metamorfose Ambulante”, “Gita”, “Rockixe” e muitos outros.



Compartilhar no WhatsApp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem desaparece após mergulhar no açude de Ruy Barbosa

Marceneiro morre afogado no açude de Ruy Barbosa

Laudo confirma que a professora Raquel Teixeira foi atropelada na BA-046, em Ruy Barbosa