Questão no Concurso de Ruy Barbosa sobre clima gera polêmica e divide opiniões

Vários candidatos estão reclamando de uma questão do Concurso Público de Ruy Barbosa. Na questão 12 de serviços gerais (também em outros cargos) com a seguinte pergunta: "As transformações nos hábitos e práticas humanas, em parte, devem-se ao clima, o que significa afirmar que o clima é um elemento importante. Reconhecendo a importância desse  elemento, assinale a alternativa que indica o tipo de clima que predomina na cidade de Ruy Barbosa:" As opção foram, tropical, mediterrâneo, polar, semiárido e equatorial. 

A polêmica está em duas respostas, semiárido e tropical. De acordo com a banca a resposta correta é Tropical, porém muitos candidatos reclamam e trazem fontes que mostram que nosso clima é Semiárido


A questão perguntava sobre o clima predominante na cidade de Ruy Barbosa, de acordo com o gabarito, o clima predominante é tropical, em alguns sites aparecem esse clima, mas no site do Governo da Bahia, ou seja  um site oficial, o clima predominante da nossa cidade é semiárido.


Um estudo feito na nossa cidade pelo Ministério de Minas e Energia, na página 5 diz que o clima predominante é o semiárido, no site do INEMA, diz que o nosso município o clima é semiárido. Outro ponto mostra que o nosso município já recebeu verbas para construção de cisternas por conta disso. 

Em março o Governo decretou estado de emergência em diversos municípios por conta da seca, o município de Ruy Barbosa está na lista e se encontra na parte semiárido. Um dos candidatos pediu recurso na pergunta em questão para a banca realizadora do Concurso (IEPDM), mas eles se negam em mudar a resposta.

Abaixo resposta da Banca sobre o recursos pedido por um candidato;









Estudos que mostram clima semiárido em Ruy Barbosa;


Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem natural de Ruy Barbosa é preso acusado de tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Camaçari

Motorista de App recebe alta após levar 20 facadas de passageiro

Polícia Civil de Ruy Barbosa identifica e apreende diversos produtos furtados na cidade