Pular para o conteúdo principal

Otto e Pinheiro votam pelo aumento de salário dos ministros do STF; Lídice vota ‘não’

Representantes da Bahia no Senado Federal, Otto Alencar (PSD) e Walter Pinheiro (Sem Partido) votaram a favor do aumento do teto salarial de todo o funcionalismo público, nesta quarta-feira (7). O projeto de lei aprovado aumenta o que ganham os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O salário dos juízes vai de R$ 33 mil para R$ 39 mil. 



De volta ao Senado para aprovar “algumas emendas parlamentares”, Pinheiro esticou o tempo em que está afastado da Secretaria de Educação da Bahia (SEC) para votar “sim” ao texto que pode criar uma cadência de aumento nos salários dos três poderes em Brasília. Já Otto Alencar, presidente do PSD da Bahia, também optou pelo “sim”. O partido do senador deu liberdade para os parlamentares escolherem como iriam votar. 



Única senadora do estado a votar pela não aprovação do projeto, Lídice da Mata (PSB) foi a voz contrária em uma das suas últimas votações importantes antes de deixar o Senado. A deputada federal eleita foi excluída da chapa do governador Rui Costa (PT) e não disputou a reeleição à Câmara Alta. 



Com 41 votos favoráveis, 16 contrários e 1 abstenção, o plenário do Senado aprovou o Projeto de Lei da Câmara 27/2016. A matéria precisa agora passar para à sanção do presidente Michel Temer (MDB). 



VERIFICAÇÃO DE QUÓRUM

O voto nominal de cada Senador na sessão desta tarde só ficou conhecido por um pedido de verificação de quórum, solicitado por senadores contrários ao texto que tentaram obstruir a pauta. O voto nominal não era necessário, pois a aprovação do projeto dependia apenas de maioria simples.

Texto: Bahia Notícias


Postagens mais visitadas deste blog

Vereadores de Ruy Barbosa começam a nomear Assessores Parlamentares. Veja lista;

A Câmara Municipal de Ruy Barbosa iniciou o processo de nomeação dos assessores parlamentares de gabinete. Cada vereador terá direito à nomeação de até dois Assessores Parlamentares, sendo de  livre escolha e critério do vereador ao qual ficará vinculado.  Além disso será um assessor de nível médio e um assessor de nível superior para cada vereado. Os Assessores exercerão funções de assessoramento técnico, legislativo e administrativo, conforme descrição de cargos especificada em regulamento interno; A remuneração dos Assessores será definida conforme o grau de escolaridade e qualificação técnica: Nível médio: 02 (dois) salários mínimos; Nível superior: 04 (quatro) salários mínimos. Confira os nomeados até a presente data: Assessora Parlamentar, nível Médio, do Vereador Geovan de Jesus Santos: Franciele Santos Cerqueira Assessora Parlamentar, nível Superior, do Vereador Geovan de Jesus Santos: Tiana Ribeiro Costa Assessora Parlamentar, nível Médio, do Vereador Raimundo Hélio R...

Cipe Chapada salva caminhoneiro de sequestro em Itaberaba

Por volta das 14h20min do dia 03 de maio de 2025, durante patrulhamento especializado na cidade de Itaberaba, as guarnições foram acionadas por funcionários do posto Irmão Caminhoneiro 2, os quais relataram uma movimentação suspeita de quatro indivíduos nas proximidades de uma carreta estacionada no pátio do posto. De imediato, as guarnições deslocaram-se ao local para averiguar a situação, constatando que se tratava de um sequestro em andamento, tendo como vítima um caminhoneiro, com o objetivo de roubo de uma carga de medicamentos. Um dos suspeitos foi detido e apresentado à Delegacia de Itaberaba, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. A vítima, o caminhoneiro, foi libertada e encaminhada à delegacia para prestar depoimento. Materiais Apreendidos: 01 Revólver cal. 38 n° LH92708 01 Celular iPhone  01 Veículo Scania/G

Justiça mantem Ney Dias como Presidente da Câmara de Ruy Barbosa

A Juíza de Direito Gabriella de Moura Carneiro acatou um mandado de segurança para suspender os efeitos do ato produzido pelo Presidente em exercício da Câmara Municipal de Ruy Barbosa/BA,  Ato da Mesa 001/2025, que declarou a vacância do cargo de Presidente da Mesa Diretora. O ato praticado pelo presidente em exercício da Câmara Municipal de Ruy Barbosa, Dr. Robério que declarou a vacância do cargo de presidente da Mesa Diretora da Casa Legislativa e determinou realização de eleição.  A decisão ocorre após impugnação apresentada por Ney Marques Dias, vereador e presidente eleito. Robério tem o prazo de 15 dias para contestar a decisão.   Relembre o caso:  https://www.ruybarbosanoticias.com.br/2025/05/vereadores-de-ruy-barbosa-comecam.html

PUBLICIDADE