Segurança Pública: Situação fora de controle em Ruy Barbosa.

No final de 2016, o Fórum da Cidadania apresentou a “Análise de Ambientes do Município de Ruy Barbosa/BA” e destacou, entre outros temas, o grave problema enfrentado pelos munícipes no que tange a segurança pública. O documento alertou sobre o crescimento acentuado do número de homicídios em 2015, representando um aumento de 700% em relação ao ano de 2013 e sugeriu ações coordenadas e consistentes para tratar do assunto.

A situação já era ruim, mas piorou bastante. De acordo com dados da Polícia Militar, Ruy Barbosa registrou 13 homicídios em 2016. Isso representa uma elevação de 1200% em relação a 2013 e 62,5% em relação a 2015. Para demonstrar o quão grave é a realidade, seguindo a metodologia aplicada pelo IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e considerando a população composta por 29.869 residentes (IBGE), a Taxa de Homicídio + MVCI (Mortes Violentas por Causa Indeterminada) da cidade seria 43,52. CasoRuy Barbosa figurasse no ranking divulgado no Atlas da Violência 2017, o município baiano seria o 117º mais violento do país, em posição pior que algumas capitais, como Boa Vista/RR (41,8) e Palmas/TO (36,3).

E o ano de 2017 não parece representar uma mudança nesse assustador quadro. Furtos a transeuntes, invasões de residências, assaltos a comerciantes e assassinatos agora fazem parte da rotina do ruybarboense. Um dos sinais de que a situação está fora de controle é que alguns crimes ocorreram nas proximidades das residências das principais autoridades da cidade, inclusive durante o dia.


Tamanha calamidade exige uma ação mais assertiva dos governantes e dos responsáveis pela segurança pública, além da participação ativa de toda a população. Faz-se necessário compreender que não só a disseminação das drogas ilícitas é responsável por esse desastre, mas também a falta de oportunidades, que marginaliza e exclui, o machismo, que cega e impede que constatemos as agressões diárias que sofrem as mulheres, a ineficiência e ineficácia da educação oferecida pelas escolas públicas, a desestruturação das famílias, o abuso do consumo de álcool, que encontra respaldo e incentivo na equivocada cultura ruybarboense, as contraproducentes manifestações musicais a que são expostas as crianças e adolescentes, fazendo-os assimilar uma realidade violenta, machista e sexualmente deturpada e, PRINCIPALMENTE, a IGNORÂNCIA, que faz com as pessoas acreditem que a solução para violência é mais violência e que tudo pode ser resolvido através das policias.

Resultado de imagem para ruy barbosa bahia
Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem natural de Ruy Barbosa é preso acusado de tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Camaçari

Motorista de App recebe alta após levar 20 facadas de passageiro

Polícia Civil de Ruy Barbosa identifica e apreende diversos produtos furtados na cidade