Pular para o conteúdo principal

MST leva alimentos saudáveis à 1ª Feira da Agricultura Familiar de Itaberaba

Com alimentos saudáveis, produzidos nos assentamentos de Reforma Agrária, o MST participa da 1º Feira Regional da Agricultura Familiar Territorial da Chapada Diamantina, que terá início no sábado (19) e segue até domingo (20) no Parque de Exposições de Itaberaba.


Diversidade, qualidade e preços acessíveis são características dos produtos que os Sem Terra comercializarão, que somados aos produtos de centenas de agricultores familiares, oferecerão a população itaberaense o “melhor” da cultura camponesa.


É importante destacar que as atividades acontecem no terceiro domingo do mês de agosto, que por Lei, é Dia do Abacaxi no município, onde se busca potencializar o comércio da produção agrícola familiar com a venda da fruta. Para os envolvidos na construção do espaço, é mais um motivo para realização de uma grande festa.


Paralelo a isso, haverá exposições de produtos, animais, máquinas, veículos e as atividades culturais acontecerão com a participação de grupos de Xula, roda de Samba, apresentações musicais ao som de voz e violão, entre outras atrações.


De acordo com a direção do MST, participar da Feira é muito importante, pois possibilitará o diálogo com a sociedade e garantirá a mobilização de seis áreas de acampamentos e assentamentos da região, levando alimentos produzidos sem o uso de agrotóxicos à cidade.Maria da Conceição, moradora do Assentamento Florestan Fernandes, diz que um dos desafios encontrados na produção de alimentos é o processo de comercialização e a iniciativa oferece a oportunidade das famílias venderem seus alimentos sem “atravessadores”.


Ao falar sobre o modo agroecológico de produção, Conceição diz que com a Feira “poderemos mostrar o quanto que o MST tem produzido e se preocupado em avançar na produção de alimentos orgânicos, levando em consideração o bem estar das pessoas e a preservação do solo livre de fertilizantes”.


Já Domingas Farias, da direção estadual do Movimento, acredita que o evento impulsionará o processo produtivo na região, levando desenvolvimento econômico às famílias assentadas e aos agricultores familiares.


A Feira é uma ação da Prefeitura de Itaberaba através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Industria e Comercio (SEAMA), em parceria com o Sindicato Rural de Itaberaba (SRI) e conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), entidade vinculada a confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Fotos: Daniela Moura
Da Página do MST

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher é assassinada na zona rural de Lajedinho

 Na madrugada desta quinta-feira (24/04), a comunidade da Vila São Roque, localizada às margens da BR-242, na zona rural de Lajedinho, região da Chapada Diamantina, foi surpreendida por um episódio de violência que comoveu os moradores e trouxe preocupação à região, conhecida por sua rotina pacata. Segundo relatos dos moradores, pedidos de socorro foram ouvidos durante a madrugada, onde acionaram as autoridades ao perceberem que algo grave havia ocorrido. Infelizmente, uma mulher foi encontrada sem vida no local, vítima de agressões e golpes de arma branca. A vítima foi identificada como Liliane Ribeiro dos Santos , e o suspeito conseguiu deixar a área antes da chegada da Polícia Militar. As investigações foram iniciadas de imediato, com a polícia coletando informações e ouvindo testemunhas para esclarecer as circunstâncias do ocorrido. O caso mobilizou a comunidade, que expressa tristeza e busca respostas para o que aconteceu. Embora as motivações ainda estejam sendo apuradas, a p...

Nota de falecimento: Raimundo Araújo Alves Neto

Comunicamos o falecimento de Raimundo Araújo Alves Neto, aos   55 anos de idade, neste domingo dia 27, na Vila Progresso em Ruy Barbosa. Os detalhes de velório e sepultamento serão atualizados em breve.

Mulher é vítima de feminicídio no município de Mundo Novo

A cidade de Mundo Novo está de luto após o brutal assassinato de Karina Ferreira Santiago, de 37 anos, vítima de feminicídio em sua residência na Vila ACM.  A prefeita Ana Paula, em um pronunciamento emocionado nas redes sociais, expressou sua profunda tristeza e indignação com o crime, clamando por justiça e ações concretas para proteger as mulheres do município. "Por Karina e por todas as mulheres, não podemos nos calar!", escreveu a prefeita em sua publicação, que rapidamente viralizou e gerou comoção na comunidade. Ana Paula lamentou a perda de Karina, descrevendo-a como uma tragédia que abalou não apenas a família da vítima, mas toda a cidade.  As informações sobre o crime ainda estão sendo apuradas pelas autoridades locais. A Polícia Civil investiga o caso para identificar e prender o responsável pelo feminicídio. 

PUBLICIDADE