Ruy Barbosa Notícias | O Portal de Notícias da Cidade!: População de Utinga define que feira livre acontecerá às segundas-feiras


População de Utinga define que feira livre acontecerá às segundas-feiras

foto

O prefeito do município de Utinga, na Chapada Diamantina, Joyuson Vieira (PSL), afirmou, nesta segunda-feira (9), que baixará um decreto que regulariza o dia da feira livre do município. A escolha do dia aconteceu no último domingo (8) após votação através de consulta popular, inclusive com todo o aparato eleitoral, apoiado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e movimentos sociais.

A disputa foi entre o sábado, dia normal de feira em muitas cidades baianas, por ser final da semana, e segunda-feira, como já acontecia há vários anos no município. Vencendo a segunda-feira, por 2979 votos contra 191. “Como havia a disputa, nós instituímos a consulta popular já que meu senso democrático me impede de tomar decisões que contrariam a vontade da maioria. Se não respeitasse a decisão popular, bastaria que decretasse um ou outro dia. Mas deixamos o povo escolher e ganhou a maioria”, declarou o prefeito Joyuson ao Jornal da Chapada.

Para ajudar o povo a decidir com consciência, o gestor, entre janeiro e março decretou que a feira livre fosse realizada aos sábados por um período de experiência, atendendo os reclames de comerciantes da cidade. Para alguns, se a feira fosse sábado Utinga teria mais qualidade de produtos e a renda circularia mais no município porque os feirantes locais teriam maior possibilidade de venda.

As informações enviadas ao JC dão conta que a partir da próxima semana, quando começa a valer a decisão popular, a feira livre já será outra. Serão realizadas melhorias, uma reforma geral para levar uma nova feira livre aos cidadãos utinguenses.

Fonte: Jornal da Chapada