Pular para o conteúdo principal

Projeto ‘Terra Protegida’ garante a criação de 32 novas Reservas do Patrimônio Natural no Estado da Bahia


As ações concentradas do projeto ‘Terra Protegida’ contra o desmatamento ilegal na região do médio Paraguaçu resultaram na criação de 32 novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), totalizando 2.164,77 hectares de áreas protegidas na Bahia, área que equivale a cerca de 1.545 campos de futebol. Essas novas áreas de proteção ambiental foram obtidas a partir de 32 Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) que foram firmados pelo MPBA. A atuação conjunta realizada pelos promotores de Justiça e servidores do Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo do MPBA (Ceama) começou na última segunda-feira, dia 17, e terminou hoje, dia 21 de março, no Município de Itaberaba.

“Estamos ampliando a proteção ambiental por meio de compensações ambientais através da criação de RPPNs, unidades de proteção integral, e incentivos à regularização do imóvel rural e suas atividade agrossilvopastoris. O projeto já demonstrou ser uma ferramenta eficaz na preservação dos recursos naturais da Bahia e no efetivo combate ao desmatamento ilegal  em nosso estado, contribuindo significativamente para a redução dos efeitos negativos das mudanças climáticas ”, afirmou o promotor de Justiça Augusto Matos, coordenador do Ceama.

Além disso, as ações arrecadaram R$ 2.539.612,88 para o Fundo de Defesa dos Direitos Fundamentais (FDDF), criado pelo MPBA para custear ações e projetos voltados à defesa dos direitos fundamentais. Participaram das ações em Itaberaba o coordenador do Ceama, Augusto Matos; a cogerente do projeto, a servidora Rousyana Gomes de Araújo; e os promotores de Justiça, Thyego de Oliveira Matos, titular da Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente de Itabera; Thomas Bryan Freitas do Nascimento, titular da  Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente de Mata de São João; Adriano Nunes de Souza, titular da Promotoria de Justiça Regional Especializada em Meio Ambiente de Euclides da Cunha; e Fábio Nunes Guimarães, da Promotoria de Justiça de Serrinha. Também participaram dessa etapa os servidores do Ceama Delina Azevedo, Jamson Guimarães, Pedro Nogueira, Evelyne Lima, Danilo Santos e Jeliane Pacheco.

O projeto tem como objetivo principal combater o desmatamento ilegal e promover a regularização ambiental dos imóveis rurais na Bahia. Em Itaberaba, região que possui cerca de 18 mil hectares desmatados, foram realizadas 120 audiências na Promotoria de Justiça Regional Especializada em Meio Ambiente. Na ocasião, foi feita ampla divulgação do projeto Terra Protegida visando esclarecimento de todos os produtores rurais, com o objetivo da regularização das atividades.

Impacto crescente

O ‘Terra Protegida’ vem fortalecendo a proteção ambiental na Bahia  desde sua criação, em 2024. Em sua primeira etapa, realizada em outubro de 2024 na região de Juazeiro, foram arrecadados mais de R$ 400 mil em indenizações e criadas 26 RPPNs, protegendo 488,48 hectares. Já na segunda fase, em Irecê, foram firmados 30 TACs e estabelecidas 29 novas áreas de preservação, que juntas somam 475,8 hectares de vegetação nativa recuperada.

Agora, em Itaberaba, os recursos obtidos com os 32 TACs assinados serão utilizados para projetos ambientais que incluem reflorestamento, monitoramento de áreas degradadas e ações educativas voltadas à conscientização dos proprietários rurais.



Postagens mais visitadas deste blog

Vereadores de Ruy Barbosa começam a nomear Assessores Parlamentares. Veja lista;

A Câmara Municipal de Ruy Barbosa iniciou o processo de nomeação dos assessores parlamentares de gabinete. Cada vereador terá direito à nomeação de até dois Assessores Parlamentares, sendo de  livre escolha e critério do vereador ao qual ficará vinculado.  Além disso será um assessor de nível médio e um assessor de nível superior para cada vereado. Os Assessores exercerão funções de assessoramento técnico, legislativo e administrativo, conforme descrição de cargos especificada em regulamento interno; A remuneração dos Assessores será definida conforme o grau de escolaridade e qualificação técnica: Nível médio: 02 (dois) salários mínimos; Nível superior: 04 (quatro) salários mínimos. Confira os nomeados até a presente data: Assessora Parlamentar, nível Médio, do Vereador Geovan de Jesus Santos: Franciele Santos Cerqueira Assessora Parlamentar, nível Superior, do Vereador Geovan de Jesus Santos: Tiana Ribeiro Costa Assessora Parlamentar, nível Médio, do Vereador Raimundo Hélio R...

Cipe Chapada salva caminhoneiro de sequestro em Itaberaba

Por volta das 14h20min do dia 03 de maio de 2025, durante patrulhamento especializado na cidade de Itaberaba, as guarnições foram acionadas por funcionários do posto Irmão Caminhoneiro 2, os quais relataram uma movimentação suspeita de quatro indivíduos nas proximidades de uma carreta estacionada no pátio do posto. De imediato, as guarnições deslocaram-se ao local para averiguar a situação, constatando que se tratava de um sequestro em andamento, tendo como vítima um caminhoneiro, com o objetivo de roubo de uma carga de medicamentos. Um dos suspeitos foi detido e apresentado à Delegacia de Itaberaba, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. A vítima, o caminhoneiro, foi libertada e encaminhada à delegacia para prestar depoimento. Materiais Apreendidos: 01 Revólver cal. 38 n° LH92708 01 Celular iPhone  01 Veículo Scania/G

Justiça mantem Ney Dias como Presidente da Câmara de Ruy Barbosa

A Juíza de Direito Gabriella de Moura Carneiro acatou um mandado de segurança para suspender os efeitos do ato produzido pelo Presidente em exercício da Câmara Municipal de Ruy Barbosa/BA,  Ato da Mesa 001/2025, que declarou a vacância do cargo de Presidente da Mesa Diretora. O ato praticado pelo presidente em exercício da Câmara Municipal de Ruy Barbosa, Dr. Robério que declarou a vacância do cargo de presidente da Mesa Diretora da Casa Legislativa e determinou realização de eleição.  A decisão ocorre após impugnação apresentada por Ney Marques Dias, vereador e presidente eleito. Robério tem o prazo de 15 dias para contestar a decisão.   Relembre o caso:  https://www.ruybarbosanoticias.com.br/2025/05/vereadores-de-ruy-barbosa-comecam.html

PUBLICIDADE