Nutricionista Marina Sampaio alerta sobre prevenção de doenças renais

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Rim, campanha realizada todos os anos na segunda quinta-feira do mês de março em diversos países e coordenada no Brasil pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

A ação tem como objetivo disseminar informações sobre as doenças renais, sobretudo a Doença Renal Crônica (DRC), com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Estima-se que cerca de 50 mil pessoas morrem a cada ano no Brasil por desconhecerem o diagnóstico de DRC e não conseguirem acesso à diálise ou transplante. Trata-se de uma doença lenta, progressiva e, na maioria dos casos, silenciosa, fazendo com que o paciente perca aproximadamente 90% da sua função renal sem apresentar nenhum sintoma. 

Entendendo a necessidade de políticas de saúde inclusivas que permitam o acesso ao diagnóstico e tratamento, o tema da campanha em 2025 é: “Seus rins estão ok? Faça exame de creatinina para saber”. É um exame de baixo custo (em média R$15) e, apresentando qualquer alteração no seu valor, é recomendável que o paciente procure um médico nefrologista para melhor avaliação.

Natural de Ruy Barbosa e atualmente atuando na cidade do Rio de Janeiro, a nutricionista Marina Sampaio, que é especializada em Nefrologia, alerta para os principais grupos de risco para a DRC: “Indivíduos com histórico familiar da doença, hipertensos, diabéticos, obesos, tabagistas e usuários constantes de anti-inflamatórios não esteroidais são mais susceptíveis ao desenvolvimento da doença”, afirma.

Marina ressalta ainda que um estilo de vida saudável pode ajudar na prevenção e destaca a importância de evitar a obesidade, tendo em vista que esta pode, direta ou indiretamente, favorecer o desenvolvimento da DRC: “É fundamental praticar atividade física e manter uma alimentação equilibrada e saudável sem excesso de sal, priorizando alimentos in natura ou minimamente processados e evitando os ultraprocessados que geralmente possuem alto teor de sódio, açúcar e outros aditivos químicos”.

A nutricionista, que é uma referência na área, utiliza seu perfil @marina.nutrinefro para veicular informações relevantes acerca da alimentação no cuidado da saúde renal.



Postar um comentário

0 Comentários

Technology