Pular para o conteúdo principal

Depósito com 245 milhões de toneladas de diamantíferos será leiloado na Chapada Diamantina

O depósito de Diamantes de Santo Inácio, na Bahia, com um volume estimado de 245 milhões de toneladas de minério diamantífero, será leiloado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME). O evento ocorre no dia 27 de novembro, a partir das 9h, na sala Plenária da ANM, em Brasília, contando com o apoio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República.

Segundo o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira, o leilão do depósito de diamantes de Santo Inácio, localizado na Chapada Diamantina, representa uma oportunidade de negócio promissora. “Situado em uma região com histórico de produção diamantífera, o projeto agrega valor ao território por meio da avaliação detalhada do depósito, regulamentação adequada e parcerias estratégicas voltadas para atrair investimentos iniciais”, destacou.

O Projeto Diamante de Santo Inácio, do programa Patrimônio Mineral do SGB, envolve cinco áreas de mineração, totalizando 2.400 hectares, o equivalente a 3.429 campos de futebol. De acordo com estudos recentes, os recursos de diamante têm teor de 0,58 cpht, totalizando 1,8 milhão de quilates.

Podem participar do leilão empresas brasileiras ou estrangeiras, entidades de previdência complementar e fundos de investimento, isoladamente ou em consórcio. O certame será formalizado por meio de contrato de Promessa de Cessão de Direitos Minerários, a ser assinado após o leilão, pelos representantes da organização ou entidade vencedora.

O leilão visa desenvolver o setor mineral no Brasil, atraindo investimentos que beneficiem tanto o município quanto a região e o país. O certame será realizado a partir das 9h, na sala Plenária da ANM, em Brasília, contando com o apoio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República.

Outras informações sobre os ativos minerários que serão leiloadas estão disponíveis aqui.

Foto: Divulgação SGB




Postagens mais visitadas deste blog

Idosa é esfaqueada em Ruy Barbosa; autor foi preso

Por volta das 12h30min internautas enviaram mensagem para redação do site Ruy Barbosa Notícias informando que uma idosa tinha sido esfaqueada por um homem. De acordo com relatos, o crime aconteceu próximo ao mercadinho de Sassa, na Vila Operaria, em Ruy Barbosa. Em ação rápida, o autor foi capturado por uma guarnição da CIPE Chapada e apresentado na delegacia de Itaberaba. A idosa foi identificada como "Dona Luzia" onde internautas falaram ser uma pessoa tranquila que não mexe com ninguém. A vítima, que foi ferida na região do peito, foi socorrida com vida para o hospital de Ruy Barbosa. Uma neta de Dona Luzia informou que ela precisou ser transferida para Feira de Santana

Furto de água em adutora é retirado na zona rural de Itaberaba

Policiais civis e agentes da Embasa desativaram, nesta semana, uma derivação clandestina na adutora de água bruta do sistema integrado de abastecimento de Itaberaba, na localidade de Alto do Celado. Uma propriedade rural estava se abastecendo para irrigar plantações por meio de uma tubulação clandestina de 313 metros. 

Ação Popular denuncia irregularidades em licitações e desvio de combustível em Ruy Barbosa

Além de suposta fraude em licitações, veículos sucateados eram abastecidos e desvios podem chegar a R$ 27 milhões  O ex-prefeito Jose Bonifácio Marques Dourado moveu uma Ação Popular contra o ex-prefeito Cláudio Serrada e ex-membros da gestão da prefeitura de Ruy Barbosa, além de dois postos de combustível. A ação denuncia supostos atos de improbidade administrativa, com acusações de esquema de fraudes em licitações, apropriação de bens e desvio de verbas públicas na prefeitura municipal de Ruy Barbosa no período de 2021 a 2024. No total, são   20 ações ajuizadas na Ação Popular que foi protocolada na tarde desta segunda-feira dia 20 de janeiro de 2025. DETALHES A ação cita que nos exercícios financeiros de 2021 a 2024, o Município de Ruy Barbosa/BA deflagrou 05 (cinco) processos licitatórios, com a finalidade de contratação de empresa especializada no fornecimento de combustíveis: óleo diesel S500, óleo diesel S10, gasolina e álcool, para atender às demandas das diversas...

PUBLICIDADE