Município de Ruy Barbosa agora já pode emitir inscrições do Garantia Safra, garantindo mais autonomia aos agricultores
Nesta terça-feira dia 20 de agosto, o município de Ruy Barbosa recebeu autorização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para começar a emitir inscrições do programa Garantia Safra, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Essa mudança é um avanço significativo para a autonomia do município, já que anteriormente o cadastro dependia do servidor estadual e de técnicos da Bahiater.
Vale ressaltar que às inscrições do Garantia Safra 2024/25 estão abertas e podem ser feitas na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente das 8h às 14h, procurar os técnicos para o atendimento na Rua Nucleo Comercial Walcir Barreto em frente o Mercado Municipal.
Com a implementação dessa nova autonomia, o município não necessita mais realizar mutirões para a emissão de documentos, facilitando e agilizando o atendimento aos produtores rurais. O Cadastro do Agricultor Familiar (CAF), que é a antiga Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), já havia sido realizado, e agora, com a capacidade de emitir o Garantia Safra, espera-se beneficiar milhares de agricultores familiares.
Segundo o Secretário Artur Francelino um avanço nas emissões desses dois documentos que antes só o Estado fazia e agora o município com sua senha própria começa a fazer, facilitando e dando agilidade ao processo .
Agradecimentos foram feitos ao Governo Federal pela descentralização dos serviços, bem como ao coordenador da Bahiater, João Mascarenhas, pelo apoio durante esse processo de transição. Este novo passo promete trazer mais eficiência e independência para os agricultores de Ruy Barbosa.