Em um marco significativo para a educação e o desenvolvimento regional, o Governo do Estado formalizou a cessão do terreno da antiga fábrica de beneficiamento mineral para a construção do campus do Instituto Federal (IF) em Ruy Barbosa. O documento de entrega foi assinado no dia 6 de julho de 2024, consolidando um compromisso com o avanço educacional e tecnológico da região.

A nova instalação do IF trará inúmeros benefícios para a comunidade local e circunvizinha, proporcionando acesso a cursos técnicos e superiores de alta qualidade. A implantação do campus promete impulsionar a formação profissional, aumentar as oportunidades de emprego e fomentar o desenvolvimento econômico e social.

O início da construção do campus agora depende da iniciativa do Governo Federal. Há uma expectativa por um projeto arquitetônico moderno que prioriza a sustentabilidade e a acessibilidade.

Declarações:

O senador Otto Alencar, ao conceder entrevista a uma emissora de rádio nesta manhã, defendeu o iniciativa do governo federal de criar mais oito unidades dos IFs na Bahia, sobretudo por alcançar o município de Ruy Barbosa: "O governo Lula tem feito importantes investimentos na Bahia, agora mesmo está sendo anunciada a chegada de novos Institutos Federais, e eu fico contente especialmente porque um deles será na minha terra natal, a cidade de Ruy Barbosa."

O prefeito do Cláudio Serrada também expressou seu entusiasmo com o avanço de mais uma etapa da tão sonhada chegada do IF: "A construção do campus dependia da cessão deste terreno que foi apresentado por nós aos técnicos do IF Baiano, que ficaram muito satisfeitos com as condições do local. Em seguida buscamos junto ao Estado a cessão dessa área que tinha uma fábrica desativada, e rapidamente conseguimos por meio do esforço do Senador Otto Alencar e do nossos deputados."

Próximos passos:

Com a cessão do terreno formalizada, os próximos passos incluem o planejamento detalhado das obras e a viabilização dos recursos federais. A expectativa é que o novo campus esteja em pleno funcionamento em breve, acolhendo centenas de estudantes e transformando vidas por meio da educação.

Foto : Léo Drones