Pular para o conteúdo principal

Prefeito Cláudio Serrada esclarece que sanção do TCE é referente a inconsistências da gestão anterior e afirma que vai recorrer a decisão que penaliza o atual mandatário

Em resposta à decisão da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), proferida em sessão ordinária no dia 05 de junho de 2024, venho esclarecer alguns pontos importantes acerca das sanções aplicadas em relação ao convênio 007/2014 (Processo TCE/005492/2019), firmado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) com a Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa.

Sobre esse convênio, trata-se de parte da requalificação do Mercado Municipal iniciada em 2014, na gestão do ex-prefeito. 

Quando assumimos a prefeitura em 2017, fizemos um esforço para finalizar a reforma do Mercado Municipal que havia sido iniciada com os recursos do convênio em questão pela gestão anterior.

O primeiro empecilho para o retorno da obra foi a falta de documentação do referido convênio, já que a antiga gestão recolheu todos os documentos da prefeitura ao final de 2016. Diante disso, entramos com uma Ação Pública.

Em seguida, conseguimos junto à CAR a visita de um técnico para a fim de nos instruir sobre a finalização da obra. 

Naquela visita, o técnico constatou inúmeras irregularidades deixadas pela gestão passada na execução da obra, sobretudo na instalação da câmara fria da Mercado Municipal que contava com o uso de equipamentos velhos que seriam reaproveitados, diferente do que constava no projeto.

Após a visita do técnico da CAR, assinamos um aditivo para aquisição de equipamentos novos para a câmara e para adequação do espaço. No mesmo ano executamos e entregamos o novo Mercado à população e aos feirantes.

É importante destacar que a prestação de contas do referido convênio foi aprovada, embora com ressalvas referentes às prestações de contas feitas pela gestão anterior. As sanções aplicadas incluem a imputação de débito de R$ 4.162,36 à Prefeitura de Ruy Barbosa, valor a ser devolvido ao erário estadual acrescido de correção monetária e juros de mora, além de uma multa de R$ 1.500,00 imposta a mim por ter sido o último a prestar contas do convênio em questão.

As sanções se referem a questões como morosidade na execução do objeto do convênio, incompletude nas informações das alterações realizadas, atraso na apresentação da prestação de contas final e ausência de comprovação da devolução do saldo remanescente na conta-corrente do convênio anteriormente.

Gostaria de esclarecer que os atrasos e falhas apontadas ocorreram na gestão anterior e por isso estarei recorrendo da multa imposta pelo Tribunal.

Reitero o compromisso da administração municipal com a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos. As recomendações expedidas aos atuais gestores da CAR serão rigorosamente seguidas para evitar a recorrência de tais problemas no futuro.

Por fim, informo que todas as medidas necessárias para a regularização das pendências serão tomadas de imediato, com o objetivo de assegurar a devolução correta dos valores ao erário estadual e o cumprimento das determinações do TCE/BA.

Agradeço a compreensão de todos e coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.

Atenciosamente,

Luiz Cláudio Miranda Pires

Prefeito de Ruy Barbosa



Postagens mais visitadas deste blog

Vereadores de Ruy Barbosa começam a nomear Assessores Parlamentares. Veja lista;

A Câmara Municipal de Ruy Barbosa iniciou o processo de nomeação dos assessores parlamentares de gabinete. Cada vereador terá direito à nomeação de até dois Assessores Parlamentares, sendo de  livre escolha e critério do vereador ao qual ficará vinculado.  Além disso será um assessor de nível médio e um assessor de nível superior para cada vereado. Os Assessores exercerão funções de assessoramento técnico, legislativo e administrativo, conforme descrição de cargos especificada em regulamento interno; A remuneração dos Assessores será definida conforme o grau de escolaridade e qualificação técnica: Nível médio: 02 (dois) salários mínimos; Nível superior: 04 (quatro) salários mínimos. Confira os nomeados até a presente data: Assessora Parlamentar, nível Médio, do Vereador Geovan de Jesus Santos: Franciele Santos Cerqueira Assessora Parlamentar, nível Superior, do Vereador Geovan de Jesus Santos: Tiana Ribeiro Costa Assessora Parlamentar, nível Médio, do Vereador Raimundo Hélio R...

Justiça mantem Ney Dias como Presidente da Câmara de Ruy Barbosa

A Juíza de Direito Gabriella de Moura Carneiro acatou um mandado de segurança para suspender os efeitos do ato produzido pelo Presidente em exercício da Câmara Municipal de Ruy Barbosa/BA,  Ato da Mesa 001/2025, que declarou a vacância do cargo de Presidente da Mesa Diretora. O ato praticado pelo presidente em exercício da Câmara Municipal de Ruy Barbosa, Dr. Robério que declarou a vacância do cargo de presidente da Mesa Diretora da Casa Legislativa e determinou realização de eleição.  A decisão ocorre após impugnação apresentada por Ney Marques Dias, vereador e presidente eleito. Robério tem o prazo de 15 dias para contestar a decisão.   Relembre o caso:  https://www.ruybarbosanoticias.com.br/2025/05/vereadores-de-ruy-barbosa-comecam.html

Cipe Chapada salva caminhoneiro de sequestro em Itaberaba

Por volta das 14h20min do dia 03 de maio de 2025, durante patrulhamento especializado na cidade de Itaberaba, as guarnições foram acionadas por funcionários do posto Irmão Caminhoneiro 2, os quais relataram uma movimentação suspeita de quatro indivíduos nas proximidades de uma carreta estacionada no pátio do posto. De imediato, as guarnições deslocaram-se ao local para averiguar a situação, constatando que se tratava de um sequestro em andamento, tendo como vítima um caminhoneiro, com o objetivo de roubo de uma carga de medicamentos. Um dos suspeitos foi detido e apresentado à Delegacia de Itaberaba, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. A vítima, o caminhoneiro, foi libertada e encaminhada à delegacia para prestar depoimento. Materiais Apreendidos: 01 Revólver cal. 38 n° LH92708 01 Celular iPhone  01 Veículo Scania/G

PUBLICIDADE