Pular para o conteúdo principal

Prefeito Cláudio Serrada esclarece que sanção do TCE é referente a inconsistências da gestão anterior e afirma que vai recorrer a decisão que penaliza o atual mandatário

Em resposta à decisão da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), proferida em sessão ordinária no dia 05 de junho de 2024, venho esclarecer alguns pontos importantes acerca das sanções aplicadas em relação ao convênio 007/2014 (Processo TCE/005492/2019), firmado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) com a Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa.

Sobre esse convênio, trata-se de parte da requalificação do Mercado Municipal iniciada em 2014, na gestão do ex-prefeito. 

Quando assumimos a prefeitura em 2017, fizemos um esforço para finalizar a reforma do Mercado Municipal que havia sido iniciada com os recursos do convênio em questão pela gestão anterior.

O primeiro empecilho para o retorno da obra foi a falta de documentação do referido convênio, já que a antiga gestão recolheu todos os documentos da prefeitura ao final de 2016. Diante disso, entramos com uma Ação Pública.

Em seguida, conseguimos junto à CAR a visita de um técnico para a fim de nos instruir sobre a finalização da obra. 

Naquela visita, o técnico constatou inúmeras irregularidades deixadas pela gestão passada na execução da obra, sobretudo na instalação da câmara fria da Mercado Municipal que contava com o uso de equipamentos velhos que seriam reaproveitados, diferente do que constava no projeto.

Após a visita do técnico da CAR, assinamos um aditivo para aquisição de equipamentos novos para a câmara e para adequação do espaço. No mesmo ano executamos e entregamos o novo Mercado à população e aos feirantes.

É importante destacar que a prestação de contas do referido convênio foi aprovada, embora com ressalvas referentes às prestações de contas feitas pela gestão anterior. As sanções aplicadas incluem a imputação de débito de R$ 4.162,36 à Prefeitura de Ruy Barbosa, valor a ser devolvido ao erário estadual acrescido de correção monetária e juros de mora, além de uma multa de R$ 1.500,00 imposta a mim por ter sido o último a prestar contas do convênio em questão.

As sanções se referem a questões como morosidade na execução do objeto do convênio, incompletude nas informações das alterações realizadas, atraso na apresentação da prestação de contas final e ausência de comprovação da devolução do saldo remanescente na conta-corrente do convênio anteriormente.

Gostaria de esclarecer que os atrasos e falhas apontadas ocorreram na gestão anterior e por isso estarei recorrendo da multa imposta pelo Tribunal.

Reitero o compromisso da administração municipal com a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos. As recomendações expedidas aos atuais gestores da CAR serão rigorosamente seguidas para evitar a recorrência de tais problemas no futuro.

Por fim, informo que todas as medidas necessárias para a regularização das pendências serão tomadas de imediato, com o objetivo de assegurar a devolução correta dos valores ao erário estadual e o cumprimento das determinações do TCE/BA.

Agradeço a compreensão de todos e coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.

Atenciosamente,

Luiz Cláudio Miranda Pires

Prefeito de Ruy Barbosa



Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 20 anos é morto a tiros na noite deste sábado em Ruy Barbosa

Um jovem foi morto a tiros na noite deste sábado (07) no bairro Manoel Antônio, na localidade das Casinhas, em Ruy Barbosa. O crime ocorreu por volta das 20h, na Luiz de Véi, Rua 4 em frente ao Campo. De acordo com informações, o jovem identificado como Thiago de 20 anos de idade, apelido "Guelo",  foi surpreendido por dois indivíduos em uma moto que chegaram atirando.  Os ferimentos foram fatais e a vítima não resistiu e morreu no local. A polícia militar esteve no local até a chegada do DPT para realizar o levantamento cadavérico.  Faça parte do nosso canal no WhatsApp clicando AQUI Foto reprodução: Instagram 

População espanca adolescente acusado de estupro em Ruy Barbosa

Em busca de justiça com as próprias mãos, alguns moradores da rua  Beira Rio, em Ruy Barbosa, espancaram um adolescente acusado de estuprar uma menor na noite desta segunda-feira (09). Um internauta ligou para nosso site por volta das 20h pedindo para que nossa equipe chamasse a polícia para atender essa ocorrência. Prontamente a Polícia Militar foi até o local e encontrou o adolescente desacordado. Ele foi levado para o hospital, medicado e será levado para delegacia com sua genitora para tomar as devidas providências.  (A legislação proíbe veiculação de nome e foto de menores na imprensa) RELEMBRE O CASO Na noite de ontem, por volta das 22h, um incidente preocupante foi registrado em um terreno na Avenida Contorno ao lado da loja Tinga Madeireira, em Ruy Barbosa.  Informações iniciais indicam que um indivíduo ainda não identificado teria "arrastado" uma menor para um terreno escuro, logo após a adolescente deixar uma igreja que fica localizada próximo ao posto Itaúna. D...

Polícia investiga possível abuso contra jovem após sair de Igreja em Ruy Barbosa

Na noite de ontem, por volta das 22h, um incidente preocupante foi registrado em um terreno na Avenida Contorno ao lado da loja Tinga Madeireira, em Ruy Barbosa.  Informações iniciais indicam que um indivíduo ainda não identificado teria "arrastado" uma menor para um terreno escuro, logo após a adolescente deixar uma igreja que fica localizada próximo ao posto Itaúna. De acordo com dados apurados pelo site Ruy Barbosa Notícias, imagens de câmeras de segurança flagraram o suspeito entrando no local e manteve a vítima no ambiente por mais de 30 minutos antes de evadir-se, assim que foram acionadas as autoridades.  A Polícia Militar, que atendeu à chamada, encontrou uma bicicleta nas proximidades, que pertence ao suspeito. A menor foi socorrida e levada ao hospital, onde recebeu cuidados médicos. As condições de saúde dela não foram divulgadas. A polícia segue investigando o caso, coletando mais informações e tentando identificar o suspeito.  

PUBLICIDADE