Reunião apresenta projeto de construção do IF Baiano em Ruy Barbosa

Foto: Flaviane Guimarães


Nesta quarta-feira, 8 de maio, aconteceu uma apresentação interna do Projeto de construção do IF Baiano de Ruy Barbosa na Câmara de Vereadores da cidade. O evento foi dirigido pelo Diretor Executivo Marcelito.

Durante a reunião, alguns pontos importantes foram destacados, como a luta pelo IF Baiano, que teve início há 1 ano e meio. O Prefeito Cláudio comentou que, juntamente com Padre Adenilton e a Secretária Floriceia, estiveram com o reitor Aécio José Duarte em 2023 para apresentar o desejo de trazer o Instituto para o município e as necessidades da região em termos de qualificação profissional.

O primeiro ponto revelado foi o local onde a instituição será implantada. O terreno previamente aprovado é a Fábrica de Granito, localizada na Vila Nova. Para o diretor Marcelito, o local é excelente, com acesso a água e luz, ao contrário de outros municípios que ele visitou.

Marcelito também revelou que o IF Baiano de Ruy Barbosa terá biblioteca, espaço de convivência, cerca de 5 laboratórios, 20 salas de aula, auditório para 200 pessoas, refeitório para 120 pessoas, ginásio de esportes, garagens, entre outros. Ele ainda informou que a estrutura será térrea e haverá um prédio.

A previsão após o início da construção é de um ano para a entrega da instituição, que deve ficar pronta em 2026. Tudo vai depender do processo de transição do terreno da Fábrica de Granito, que pertence ao Estado, para a União. Este é um processo burocrático no qual os envolvidos deverão correr contra o tempo, com prazo final até 6 de julho de 2024.

O IF Baiano disponibilizará cursos de ensino médio, graduação, pós-graduação e tecnológicos. No entanto, essa decisão partirá do desejo da própria população. Audiências públicas serão realizadas para que a comunidade decida quais as necessidades de cursos devem ser implantadas no IF Baiano de Ruy Barbosa.

O jornalista Junior Queiroz questionou quantos empregos o instituto vai gerar na cidade. O diretor Marcelito informou que o IF Baiano deverá gerar aproximadamente 150 empregos diretos entre professores e funcionários efetivos ou terceirizados, atendendo cerca de 1400 estudantes.

Outra novidade revelada durante a apresentação é a possibilidade de iniciar cursos de qualificação para a comunidade antes mesmo do início da construção do IF Baiano. Cursos de capacitação podem ser iniciados em parceria com o instituto, NTE 14 e a prefeitura.

Estiveram presentes na apresentação o Prefeito Cláudio Serrada, os Vereadores Carlos de Celeste, Jumar Adorno e Dimacy. Padre Adenilton precursor do IF Baiano para a cidade também esteve presente. Além disso, compareceram a diretora do CEMAN Dodora;  Diretora do NTE Valdeci; Floriceia Secretária de Educação; professores da rede municipal e estadual; Aida do MST; Prof Gildásio; Mary da Sala do Empreendedor; Secretário Artur Francelino; Marilia Secretária de Assistência Social; alunos representando as escolas estaduais e municipais; e o jornalista Junior Queiroz do site Ruy Barbosa Notícias.

Foto: Junior Queiroz

Foto: Junior Queiroz


Foto: Toinho Pereira

Foto: Junior Queiroz




Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Ruy Barbosa: Homem que estava desaparecido na região de Santa Clara é encontrado sem vida

Assassino de Debora é condenado após 10 horas de julgamento em Ruy Barbosa. SAIBA QUANTOS ANOS;

Mulher morre em grave acidente envolvendo moto e caminhão em Macajuba