Ricardo Mascarenhas nomeia Aline Negrão como secretária de saúde de Itaberaba

Nova gestora coordenou a Vigilância em Saúde e as ações de combate à Covid-19 no município

O prefeito Ricardo Mascarenhas nomeou, ontem (9), a ex-coordenadora da Vigilância em Saúde de Itaberaba, Aline Negrão, ao cargo de Secretária de Saúde do município. A nova gestora da pasta ocupa o lugar do ex-secretário João Rodrigues que deixou o cargo para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal. 


Aline Barros Negrão Oliveira nasceu em Salvador, e vive em Itaberaba desde 2004, mesmo ano em que concluiu o curso de graduação em medicina veterinária. Aline Negrão também é Pós graduada em Saúde Pública. Efetiva desde 2007, assumiu o cargo de coordenadora da Vigilância em Saúde de Itaberaba em 2006.

 

Aline Negrão trabalha como sanitarista há mais de 19 anos pelo Sistema Único de Saúde e durante sua trajetória à frente da Vigilância trouxe importantes contribuições para o desenvolvimento da saúde pública no município de Itaberaba. 


“Tive a honra de atuar nas áreas de Vigilância Epidemiológica, sanitária, ambiental, saúde do trabalhador e em ações voltadas aos cuidados aos animais abandonados em Itaberaba. Com o apoio do Prefeito Ricardo Mascarenhas, do Vice-prefeito Davi dos Anjos e do secretário João Rodrigues dediquei a minha vida ao setor público, e agora tenho um desafio maior pela frente ao assumir a Secretaria Municipal de Saúde”.


Durante a pandemia Aline Negrão assumiu a difícil tarefa de coordenar as ações de prevenção e combate ao vírus da Covid-19. Junto com os profissionais que estiveram na linha de frente, enfermeiros, médicos e técnicos da enfermagem, a sanitarista teve a maior experiência da sua vida.


“Atravessei junto à toda minha equipe e todos os funcionários da saúde um momento de muita aflição durante a pandemia da Covid-19. Tínhamos que ser rápidos nas tomadas de decisões e isso me fez crescer como profissional e como ser humano. Aquela experiência exigiu de mim maturidade, foi ali que eu desenvolvi um olhar mais cuidadoso e mais humanizado no meu trabalho. Depois de concluir aquela difícil etapa ficamos fortalecidos e orgulhosos da união de todos em prol de um objetivo comum: a saúde de todos.


Aline Negrão também coordenou com sucesso os trabalhos de enfrentamento à dengue durante a explosão de casos da doença no Brasil, além de coordenar o combate à influenza. 


A nova secretária assume a pasta da saúde em Itaberaba com o desafio de dar continuidade ao trabalho de inovação e desenvolvimento da Saúde Pública no município durante o mandato do atual prefeito Ricardo Mascarenhas e do secretário João Rodrigues. Avanços que começaram há quase oito anos com o investimento em construção e reforma de 25 Unidades de Saúde da Família, a chegada da Policlínica Regional e a reforma e ampliação do Hospital Regional do Piemonte do Paraguaçu Jadiel Almeida Mascarenhas depois de 15 anos desativado. 


Aline Negrão também tem a missão de comandar a pasta que administra o Hospital Geral de Itaberaba (HGI), o Centro de Reabilitação e o Centro de Especialidades Odontológicas.


“Gerir uma pasta como a Saúde promete muitos desafios e ao mesmo tempo me mostra a importância de estarmos sempre executando nossas funções seguindo com os três pilares do SUS: universalidade, equidade e integralidade. E é assim que encaro esse novo momento da minha caminhada”, concluiu Aline Negrão. 

Charles Gean Oliveira - Jornalista

Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Ruy Barbosa: Homem que estava desaparecido na região de Santa Clara é encontrado sem vida

Assassino de Debora é condenado após 10 horas de julgamento em Ruy Barbosa. SAIBA QUANTOS ANOS;

Idoso está desaparecido na região do Poço Redondo, em Ruy Barbosa