Macajuba recebe mercado municipal revitalizado e mais investimentos para impulsionar a agricultura familiar local



Neste sábado (16/03), a população de Macajuba celebrou a entrega do Mercado Municipal reformado e ampliado, entre outras entregas e anúncios que beneficiam diretamente a agricultura familiar, em uma cerimônia marcada por entusiasmo e pela expectativa de utilização desse espaço comercial. A ação do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), visa fortalecer o comércio local e impulsionar a agricultura familiar, sendo mais um passo para o desenvolvimento econômico do município.

O evento contou com a presença da comitiva de Ruy Barbosa, o Prefeito Cláudio Serrada junto com Secretário Marivaldo Leite, o Presidente da Câmara de Vereadores Lulu e o Secretário Artur Francelino. 

 
O Mercado Municipal de Macajuba sempre desempenhou um papel fundamental na vida da comunidade, servindo como ponto de encontro para feirantes, comerciantes locais e consumidores da cidade e região. Com a conclusão da requalificação e ampliação, o espaço recebeu melhorias significativas, incluindo a reforma dos bares, a construção de uma praça de alimentação e a instalação de uma cobertura metálica para a área da feira livre.
 
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destaca a importância da ação de apoio à agricultura familiar. "Estamos entregando mais um mercado municipal. Serão 186 mercados requalificados entregues no total, valorizando a economia local. Aqui em Macajuba, a ação é fruto de uma parceria com a Prefeitura Municipal, um grande laço em prol da agricultura familiar, que vem acontecendo em toda a Bahia. Investimentos como esse mudam a vida de baianos e baianas, resgatando um espaço onde as pessoas vêm comprar, comer, vêm se deliciar das riquezas da produção local, onde a gente consegue envolver toda a comunidade em torno desse local".
 
Segundo Vilobaldo Soares de Oliveira, agricultor e feirante, a transformação do mercado trará benefícios palpáveis para os trabalhadores locais. "Vai melhorar tudo. Antes a gente trabalhava até dentro da lama, com tudo descoberto, debaixo de chuva e de sol, e agora a gente vai trabalhar debaixo da sombra, com ventilação. Além disso, a gente tinha que armar e desarmar barraca. É 100% melhor", ressalta.
 
Arlinda de Jesus, também agricultora e feirante, compartilha a alegria pela inauguração do mercado. "A gente sempre trabalhou com muita luta. O mercado vai trazer mais conforto e dignidade para o nosso trabalho e vai ser bom para os nossos clientes também", comemora.
 
Além das melhorias estruturais, o mercado conta agora com 200 barracas de feira, também entregues pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), proporcionando um ambiente mais organizado e propício para a comercialização dos produtos da agricultura familiar.
 
Mais ações
 
A agricultura familiar de Macajuba recebeu também a  Unidade de Beneficiamento de Mel, já com o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e administrada pela Associação dos Criadores de Abelha. A capacidade produtiva é de 1.000 quilos por dia de mel, fortalecendo esse sistema produtivo na região.
 
Além disso, o Laticínio Machado, um empreendimento familiar recebeu a certificação do SIM, possibilitando a produção inicial de 120 quilos de queijo mussarela por semana.
 
O evento também contou com a autorização de novos investimentos para a agricultura familiar de Macajuba, como o da implantação de quintais produtivos.
Compartilhar no WhatsApp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laudo confirma que a professora Raquel Teixeira foi atropelada na BA-046, em Ruy Barbosa

Oposição de Ruy Barbosa começa a se formar para disputar eleições municipais