Pular para o conteúdo principal

Cidade do Nordeste é a maior produtora de banana do Brasil

 Você sabia que o município de Bom Jesus da Lapa, situado na parte oeste do estado da Bahia e a 850 km de Salvador, é o principal produtor de banana do Brasil? Com mais de 1.200 produtores só nesta região, de acordo com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a cidade se destaca pela qualidade e quantidade da fruta que abastece o mercado nacional.


A origem e a produção da banana no Brasil

A banana é uma fruta originária da Ásia, que chegou às Américas pelos portugueses e espanhóis, conquistando o povo brasileiro de tal forma que atualmente é a fruta mais consumida e produzida no país. De acordo com o último Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que, até agosto de 2023, o Brasil já havia produzido 7,1 milhões de toneladas de banana no ano, sendo São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina os maiores produtores nacionais. A Bahia responde por mais de 913.790 toneladas dessa produção.

Os fatores que influenciam a qualidade da banana

Para obter uma boa safra de banana, os produtores precisam levar em conta diversos fatores, como o uso de tecnologias determinantes para a saúde da planta e do fruto, as capacitações realizadas sobre controle de pragas e o clima favorável. “O clima favorável é outro fator que colabora para o aumento da produtividade, bem como a realização das boas práticas agrícolas”, afirma a coordenadora do Programa Fitossanitário da Cultura da Banana na Adab, Luciana Ferreira.


Ela informa que a variedade mais produzida na Bahia é do tipo prata, seguida da nanica e do tipo terra, e que os polos produtores do Médio São Francisco e do Baixo Médio São Francisco, englobam as duas regiões com maior produção de banana da Bahia, onde estão localizados os Projetos de Irrigação do Formoso e Formosinho, nos municípios de Bom Jesus da Lapa e Coribe, respectivamente. “A fruticultura representa 92,6% da área cultivada e a banana é destaque com 91,7% da área explorada no Perímetro. Além disso, a produtividade da fruta é, em média, de 13,5 toneladas/ hectare”.


O destino e os desafios da bananicultura

A maior parte da produção de banana na Bahia é comercializada in natura, sem nenhum beneficiamento ou agregação de valor ao fruto. “É vendida para praticamente todas as unidades da federação”, diz o produtor José Oliveira, que cultiva banana há 15 anos no Perímetro Irrigado Formoso.


Apesar de ter um bom rendimento e venda do produto, Oliveira ainda tem desafios para cultivar a banana. “Tem a questão da mão de obra que é muito cara e não existe de forma qualificada, além do custo de energia elétrica que usamos para captar e pressurizar a água e o preço dos insumos que subiu bastante”, relata.

Fonte: https://www.ne9.com.br/cidade-do-nordeste-e-a-maior-produtora-de-banana-do-brasil/



Postagens mais visitadas deste blog

Mulher é assassinada na zona rural de Lajedinho

 Na madrugada desta quinta-feira (24/04), a comunidade da Vila São Roque, localizada às margens da BR-242, na zona rural de Lajedinho, região da Chapada Diamantina, foi surpreendida por um episódio de violência que comoveu os moradores e trouxe preocupação à região, conhecida por sua rotina pacata. Segundo relatos dos moradores, pedidos de socorro foram ouvidos durante a madrugada, onde acionaram as autoridades ao perceberem que algo grave havia ocorrido. Infelizmente, uma mulher foi encontrada sem vida no local, vítima de agressões e golpes de arma branca. A vítima foi identificada como Liliane Ribeiro dos Santos , e o suspeito conseguiu deixar a área antes da chegada da Polícia Militar. As investigações foram iniciadas de imediato, com a polícia coletando informações e ouvindo testemunhas para esclarecer as circunstâncias do ocorrido. O caso mobilizou a comunidade, que expressa tristeza e busca respostas para o que aconteceu. Embora as motivações ainda estejam sendo apuradas, a p...

Nota de falecimento: Raimundo Araújo Alves Neto

Comunicamos o falecimento de Raimundo Araújo Alves Neto, aos   55 anos de idade, neste domingo dia 27, na Vila Progresso em Ruy Barbosa. Os detalhes de velório e sepultamento serão atualizados em breve.

Mulher é vítima de feminicídio no município de Mundo Novo

A cidade de Mundo Novo está de luto após o brutal assassinato de Karina Ferreira Santiago, de 37 anos, vítima de feminicídio em sua residência na Vila ACM.  A prefeita Ana Paula, em um pronunciamento emocionado nas redes sociais, expressou sua profunda tristeza e indignação com o crime, clamando por justiça e ações concretas para proteger as mulheres do município. "Por Karina e por todas as mulheres, não podemos nos calar!", escreveu a prefeita em sua publicação, que rapidamente viralizou e gerou comoção na comunidade. Ana Paula lamentou a perda de Karina, descrevendo-a como uma tragédia que abalou não apenas a família da vítima, mas toda a cidade.  As informações sobre o crime ainda estão sendo apuradas pelas autoridades locais. A Polícia Civil investiga o caso para identificar e prender o responsável pelo feminicídio. 

PUBLICIDADE