Pular para o conteúdo principal

Projeto leva grupo de adolescentes e jovens a intercâmbio em escola agrícola de Ruy Barbosa

Coletivo é acompanhado pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 que promove o Intercâmbio de Juventudes


Um grupo de adolescentes e jovens conheceu de perto, neste sábado (21), o sistema agroflorestal, em que as plantas são cultivadas em harmonia e cuidado entre as espécies, num caminho de preservação de biomas. A vivência foi conduzida pelos professores monitores na Escola Família Agrícola (EFA) Mãe Jovina em Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, Lucas Matos e Iomar Santana.

Diferente da monocultura que se reduz apenas a um tipo de plantação, o sistema agroflorestal integra diferentes plantações num único espaço. 

Os intercambistas da Bahia e de Sergipe conheceram de perto diversas tecnologias sociais que contribuem no desenvolvimento sustentável no âmbito da agricultura familiar. Um dos espaços destacados foi o tanque de equalização, em que é feito parte do tratamento para o reuso da água que é utilizada na escola e volta para a utilização nas plantações.

"Está sendo uma experiência ótima. É interessante perceber de perto o manejo de vegetações porque em Sergipe os biomas são diferentes, mas a vegetação é muito parecida. Mesmo aqui tendo um clima mais seco, percebemos que eles conseguem cultivar plantas comuns aos biomas. O intercâmbio é uma troca muito boa e valiosa, onde podemos conversar sobre as experiências de nossas comunidades e suas semelhanas e diferenças.", destaca Kemili Rodrigues, do Território Quilombola Brejão dos Negros (SE).

"Está sendo muito boa a experiência. É algo que levarei para minha vida, sobretudo o cuidado e as formas de manejo com as vegetações e o meio ambiente, bem como o modo como reutilizam a água para uso no próprio cultivo.", acrescenta o educador social e jovem aprendiz da 
Acopamec, Lucas Bonfim, de Salvador (BA).

"A Cáritas é uma das principais responsáveis pela implementação de tecnologias sociais no Nordeste, sobretudo na região do Semiárido.", como lembra o professor Iomar Santana.

O grupo também conheceu o sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). Nele, são integrados animais, plantas de menor porte (hortaliças) e de maior porte (frutíferas), num processo interligado com canteiros circulares. A iniciativa precursora é exemplo e tem sido implantada em outras escolas Bahia afora, reforça Iomar.

O Intercâmbio de Juventudes segue até domingo (22) em Ruy Barbosa com uma programação que inclui rodas de conversa, vivências e trocas de experiências entre adolescentes e juventudes presentes que representam os estados da Bahia e de Sergipe, nos mais diversos municípios.

Escola Família Agrícola (EFA)

A experiência das EFAs começou na França em 1935 e chegou ao Brasil em 1968, no Espírito Santo (ES). Na Bahia, a primeira EFA foi fundada no município de Brotas de Macaúbas e hoje o estado já conta com 36 unidades escolares do tipo. No Brasil, são pelo menos 150 EFAs. A metodologia de ensino é baseada na pedagogia da alternância, em que os estudantes passam um período em casa e outro na escola.

Na unidade escolar que oferece o curso profissionalizante de técnico agropecuário, os alunos participam de 7 a 8 aulas por dia, além de atividades de campo acompanhadas por monitores (nomenclatura utilizada para designar o papel do professor). A formação é integral, de modo que além das disciplinas os jovens são acompanhados dentro e fora da escola em seu desenvolvimento, num ambiente familiar e de cuidado.







Postagens mais visitadas deste blog

Vereadores de Ruy Barbosa começam a nomear Assessores Parlamentares. Veja lista;

A Câmara Municipal de Ruy Barbosa iniciou o processo de nomeação dos assessores parlamentares de gabinete. Cada vereador terá direito à nomeação de até dois Assessores Parlamentares, sendo de  livre escolha e critério do vereador ao qual ficará vinculado.  Além disso será um assessor de nível médio e um assessor de nível superior para cada vereado. Os Assessores exercerão funções de assessoramento técnico, legislativo e administrativo, conforme descrição de cargos especificada em regulamento interno; A remuneração dos Assessores será definida conforme o grau de escolaridade e qualificação técnica: Nível médio: 02 (dois) salários mínimos; Nível superior: 04 (quatro) salários mínimos. Confira os nomeados até a presente data: Assessora Parlamentar, nível Médio, do Vereador Geovan de Jesus Santos: Franciele Santos Cerqueira Assessora Parlamentar, nível Superior, do Vereador Geovan de Jesus Santos: Tiana Ribeiro Costa Assessora Parlamentar, nível Médio, do Vereador Raimundo Hélio R...

Cipe Chapada salva caminhoneiro de sequestro em Itaberaba

Por volta das 14h20min do dia 03 de maio de 2025, durante patrulhamento especializado na cidade de Itaberaba, as guarnições foram acionadas por funcionários do posto Irmão Caminhoneiro 2, os quais relataram uma movimentação suspeita de quatro indivíduos nas proximidades de uma carreta estacionada no pátio do posto. De imediato, as guarnições deslocaram-se ao local para averiguar a situação, constatando que se tratava de um sequestro em andamento, tendo como vítima um caminhoneiro, com o objetivo de roubo de uma carga de medicamentos. Um dos suspeitos foi detido e apresentado à Delegacia de Itaberaba, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. A vítima, o caminhoneiro, foi libertada e encaminhada à delegacia para prestar depoimento. Materiais Apreendidos: 01 Revólver cal. 38 n° LH92708 01 Celular iPhone  01 Veículo Scania/G

Justiça mantem Ney Dias como Presidente da Câmara de Ruy Barbosa

A Juíza de Direito Gabriella de Moura Carneiro acatou um mandado de segurança para suspender os efeitos do ato produzido pelo Presidente em exercício da Câmara Municipal de Ruy Barbosa/BA,  Ato da Mesa 001/2025, que declarou a vacância do cargo de Presidente da Mesa Diretora. O ato praticado pelo presidente em exercício da Câmara Municipal de Ruy Barbosa, Dr. Robério que declarou a vacância do cargo de presidente da Mesa Diretora da Casa Legislativa e determinou realização de eleição.  A decisão ocorre após impugnação apresentada por Ney Marques Dias, vereador e presidente eleito. Robério tem o prazo de 15 dias para contestar a decisão.   Relembre o caso:  https://www.ruybarbosanoticias.com.br/2025/05/vereadores-de-ruy-barbosa-comecam.html

PUBLICIDADE