Produção agroecológica garante segurança alimentar e nutricional no Piemonte do Paraguaçu

O combate à fome segue firme por toda a Bahia, com a execução de políticas públicas do Governo do Estado para fortalecer a produção de alimentos saudáveis pela agricultura familiar. No território Piemonte do Paraguaçu, as famílias agricultoras de Ruy Barbosa e Boa Vista do Tupim são exemplos dessa estratégia concretizada por meio dos investimentos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

A agricultora Maria da Glória, da Associação dos Trabalhadores Rurais da Fazenda Poço Longe, em Ruy Barbosa, reforça o aumento na produção na comunidade, após a entrega de mudas e sementes, equipamentos para a base de produção e kit de irrigação. “Está dando tudo certo e as famílias carentes estão tendo um sustento saudável. Já estamos produzindo alface, coentro, repolho, couve, cenoura e estamos com ovos e frangos já prontos para vender”, comemora.

De acordo com Artur Francelino, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ruy Barbosa, a pasta apoia os pequenos produtos da região do Assentamento de Poço Longe desde o início da gestão com implementos agrculos e visita técnicas de seus funcionários que são capacitados para auxiliar os produtores da comunidade. 

Já na Associação dos Lavradores Assentados do Projeto Reforma Agrária do Crispim, em Boa Vista do Tupim, os investimentos destinados à implantação dos quintais produtivos já ultrapassaram a missão de garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias agricultoras. Hoje, já significam renda extra para agricultores e agricultoras familiares.

O presidente da Associação, Rafael da Silva, comenta os avanços após o Bahia Produtiva. “O projeto veio na hora certa e estamos muito gratos, pois a nossa produção está indo muito bem. Já estamos comercializando hortaliças, banana, manga, jaca e aipim para as cidades de Boa Vista do Tupim e Marcionílio Souza”.

Com as duas experiências no território Piemonte do Paraguaçu, o valor total de recursos gira em torno de R$ 126,7 mil, por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.






Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo é encontrado ao lado de moto em rodovia que liga Itaberaba a Ipirá. Vítima é do Distrito de Santa Clara, município de Ruy Barbosa

Estabelecimentos comerciais são arrombados nesta madrugada em Ruy Barbosa: Polícia Militar apreende adolescente, porém é liberado em seguida pela delegacia de Itaberaba

Criminosos fazem buraco na parede e arrombam cofre de lotérica