Lajedinho, Ibiquera e mais 95 municípios poderão solicitar credenciamento de unidades pelo Farmácia Popular


Governo Federal retoma o Farmácia Popular do Brasil com a expansão da oferta de medicamentos gratuitos e o credenciamento de novas unidades. Após oito anos sem novas farmácias credenciadas, o Ministério da Saúde retoma as novas habilitações priorizando os municípios de maior vulnerabilidade que aderiram ao programa Mais Médicos. Ao todo, 811 cidades poderão solicitar credenciamento de unidades em todas as regiões do país, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste.

Na Bahia, 97 novos municípios poderão ser atendidos com o programa, totalizando 405 cidades com credenciamento de farmácias. Dessa forma, o acesso à saúde passa a ser completo para essa população – do atendimento médico ao tratamento. Com as novas habilitações que serão abertas, a expectativa é que o Farmácia Popular, até o fim do ano, passe a ter unidades em 5.207 municípios brasileiros, equivalente a 93% do território nacional.

Em uma ação inédita, todos os beneficiários do Bolsa Família poderão retirar os 40 medicamentos disponíveis no programa gratuitamente. A iniciativa amplia o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de brasileiros. A retomada dessa estratégia é mais uma iniciativa para resgatar o direito à saúde e vida digna para todos.

A saúde da mulher terá prioridade. Essa população terá acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. São produtos que eram oferecidos pelo Farmácia Popular com preços mais baixos (50% de desconto) e que agora passam a integrar o rol de gratuidade, junto com tratamentos para hipertensão, diabetes e asma. Mais de 5 milhões de mulheres que antes pagavam a metade do valor devem ser beneficiadas com a retirada dos produtos de graça.

O Ministério da Saúde também irá facilitar o acesso ao programa para a população indígena atendida pelos Distritos Sanitários Indígenas (Dsei). Para evitar o deslocamento dessa população, será nomeado um representante de comunidade responsável por retirar os medicamentos indicados, sem necessidade de ter um CPF para ser atendido. Essa iniciativa entrará em prática em um projeto piloto no território Yanomami, em Roraima.


Municípios da Bahia que poderão solicitar credenciamento de unidadesAcajutiba


Água Fria
Aiquara
Almadina
América Dourada
Andaraí
Anguera
Antônio Cardoso
Aporá
Araças
Aramari
Arataca
Aratuípe
Banzaê
Barra do Rocha
Barro Preto
Brotas de Macaúbas
Buritirama
Caém
Caldeirão Grande
Candeal
Caraíbas
Cardeal da Silva
Catolândia
Caturama
Chorrochó
Conde
Coronel João Sá
Cravolândia
Curaçá
Dário Meira
Firmino Alves
Glória
Heliópolis
Ibiquera
Irajuba
Itacaré
Itagibá
Itaguaçu da Bahia
Itaju do Colônia
Itamari
Itanagra
Itaparica
Jaguaripe
Jandaíra
Jiquiriçá
Jussara
Jussari
Lafaiete Coutinho
Lagoa Real
Lajedinho
Lamarão
Lençóis
Macururé
Mansidão
Maraú
Mirangaba
Morpará
Muniz Ferreira
Muquém de São Francisco
Nova Canaã
Nova Ibiá
Nova Itarana
Nova Redenção
Novo Triunfo
Ouriçangas
Ourolândia
Pau Brasil
Pedrão
Pedro Alexandre
Piraí do Norte
Rafael Jambeiro
Riachão das Neves
Ribeira do Amparo
Ribeirão do Largo
Santa Bárbara
Santa Cruz da Vitória
Santa Inês
Santa Teresinha
Santanópolis
São Gabriel
São José da Vitória
São José do Jacuípe
Saubara
Saúde
Sento Sé
Serra Preta
Sítio do Quinto
Tanquinho
Teodoro Sampaio
Terra Nova
Uauá
Uibaí
Várzea da Roça
Várzea Nova
Varzedo
Wenceslau Guimarães

(Ministério da Saúde)
Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é levado pela correnteza na barragem do açude de Ruy Barbosa

Corpo é encontrado ao lado de moto em rodovia que liga Itaberaba a Ipirá. Vítima é do Distrito de Santa Clara, município de Ruy Barbosa

Estabelecimentos comerciais são arrombados nesta madrugada em Ruy Barbosa: Polícia Militar apreende adolescente, porém é liberado em seguida pela delegacia de Itaberaba