Tradição das “Caretas” marca festival carnavalesco no Distrito do Morro Das Flores

A tradição das “Caretas” é passada de geração em geração e se faz presente no Distrito do Paraíso e, em especial, no histórico Distrito Morro das Flores. Os participantes deste festival carnavalesco saem nas ruas fantasiados, tendo como protagonistas, o cão e a alma. O cão vai ao encontro das pessoas para sujá-las e o anjo, para protegê-las das "armadilhas" do cão. Na terça-feira de carnaval, por volta das 18:00h, o pessoal costuma se reunir para apreciar o festival do cão e da alma que batalham durante o espetáculo final. 

Mas como surgiu a tradição dos Caretas? A prática foi trazida ao Brasil pelos portugueses a partir de 1500 e ganhou novos formatos a partir da cultura local. Não se sabe ao certo quando tal tradição chegou ao nosso município, mas temos uma variação dela em solo ruy-barbosense. De acordo com os mais velhos, as caretas são uma espécie de alma, no entanto, as caretas também ajudam o cão e a alma protege as caretas. 

O objetivo principal ligado a tradição das Caretas é a diversão do povo, sem distinção de idades, todos são bem-vindos a participar do rito. As máscaras, luvas e perucas utilizadas pelas pessoas que participam desse evento carnavalesco possuem um papel importante nessa história, já que são usadas com o objetivo de ninguém saber quem é quem. As caretas assustam alguns, já outros acham engraçado e até brincam com as crianças. Os idosos adoram, estão sempre na brincadeira! 

Fonte: Prefeitura de Ruy Barbosa











Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem morre em grave acidente de moto em Ruy Barbosa

Homem morre em confronto com policiais militares em Feira de Santana e outro é preso; Ambos de Ruy Barbosa

CIPE Chapada prende dois indivíduos com cocaína, maconha e crack em Ruy Barbosa