PRF e CIPE CHAPADA apreendem 04 veículos com ‘queixa’ de roubo e que circulavam clonados em Itaberaba


Polícia Rodoviária Federal segue firme combatendo os crimes relacionados a adulteração, a clonagem, a receptação, o roubo e demais ilícitos de fraudes veiculares. E mais uma ação integrada entre a PRF BA e a PMBA aconteceu nessa quinta-feira (02), em Itaberaba, distante 280 quilômetros de Salvador.

A ação contou com policiais rodoviários federais lotados na Del 06.BA e policiais militares da CIPE CHAPADA.

Nas incursões foram identificados 04 veículos que apresentavam fraude nos seus elementos de identificação. As adulterações mais comuns encontradas foram a regravação e supressão dos elementos identificatórios do motor, chassi e etiquetas. 

Quatro homens foram presos, conduzidos à Delegacia de Polícia Judiciária e irão responder pelo crime de receptação de veículo roubado, previsto no art. 180 do Código Penal.

Esta troca de conhecimentos vem acontecendo entre a PRF e várias instituições de segurança da Bahia, trazendo inovações para todos os envolvidos e beneficiando diretamente a sociedade, que pode contar com agentes cada vez melhor preparados para seu trabalho na segurança pública.

Resultados:

Quatro automóveis que possuíam registro de roubo/furto foram recuperados:

01 Ford KA COR BRANCA com ocorrência de ROUBO, registrada em Camaçari na data de 19/12/2021;

01 Ford KA COR CINZA com ocorrência de ROUBO, registrada em Salvador na data de 03/01/2023;

01 Hyundai CRETA COR BRANCA com ocorrência de ROUBO, registrada em Salvador na data de 27/03/2022;

01 Renault Kwid COR BRANCA com ocorrência de ROUBO, registrada em Salvador na data de 14/12/2021;

Para tentar ‘atrapalhar’ a fiscalização da polícia, os veículos ostentavam placas trocadas, porém a expertise do policial, capacitação e treinamento em fraude veicular, foi possível constatar às adulterações e identificar os veículos originais.

O cabrito ou clone é geralmente um veículo roubado ou furtado cujas placas são trocadas e substituídas por placas de outro veículo regular, muitas vezes escolhido sem muito critério.

Orientação:

A PRF alerta que muito desses veículos são oferecidos em redes sociais da internet por valores bem abaixo do praticado no mercado, multiplicando o lucro da associação criminosa e tornando rentável o negócio.

SISTEMA SINAL

Dentre as ferramentas colocadas à disposição da sociedade, destaca-se o Sistema Nacional de Alarmes (SINAL), no qual o cidadão que tiver seu veículo roubado, furtado, com perda de sinal, em sequestro ou clonado, poderá fazer um cadastro do referido veículo no portal da PRF. Ao inserir informações sobre o crime e as características do automóvel, de imediato uma mensagem é enviada para os celulares dos policiais que estão em um raio de 100 km da ocorrência, o que contribui para uma possível recuperação do veículo. 

Compartilhar no WhatsApp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laudo confirma que a professora Raquel Teixeira foi atropelada na BA-046, em Ruy Barbosa

Oposição de Ruy Barbosa começa a se formar para disputar eleições municipais