Santa Casa de Ruy Barbosa vence duas categorias no Benchmarking da FESFBA

Entidade baiana é destaque em premiação com melhores ações filantrópicas


A Santa Casa de Ruy Barbosa conquistou duas premiações no V Benchmarking da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado Bahia (FESFBA). A instituição foi campeã nas categorias Humanização e Gestão de Custos com os projetos implementados no Instituto de Nefrologia Alayde Costa. O evento que aconteceu nesta terça-feira, 22, em Salvador, premiou os melhores projetos e ações filantrópicas, além de contar com a participação das principais instituições filantrópicas da Bahia.

O projeto ‘O seu bem estar é o nosso tesouro’ foi premiado por desenvolver ações voltadas aos pacientes e proporcionar um olhar mais humanizado ao longo do seu tratamento. De acordo com a gerente operacional Márcia Nunes, o objetivo da proposta é aliviar a tensão e estresse causados pelos internamentos. A equipe de humanização do hospital realiza sessões de cinema, arteterapia, musicoterapia, bingo, fisioterapia ao ar livre e encontro dos internados com seus familiares.

“O processo dialítico pode ser lento até que o paciente tenha alta da unidade. Os aspectos emocionais do paciente ficam abalados e, como uma forma de auxiliá-los, desenvolvemos essas ações para minimizar esse sofrimento e internamento prolongado", afirma Nunes.

O case ‘Farmacoeconomia: uma ferramenta clínica para a gestão de gastos com medicamentos’, vencedor na categoria gestão de custos, apresentou as práticas adotadas pela instituição para o uso consciente dos medicamentos. O programa leva em consideração a indicação correta, medicamento certo, dose adequada, administração correta e tempo necessário de tratamento. Tudo isso, levou a instituição a economizar cerca de R$ 4 milhões, que foram investidos em melhorias clínicas e estruturais.

“Esse projeto mostra como a gestão do Alayde Costa se preocupa com o investimento na área de saúde e tem pautado a sua atuação em um modelo de administração eficiente e humanizada”, explica a coordenadora de Farmácia Daniele Nascimento.

A Santa Casa de Ruy Barbosa também apresentou o case 'Cuidando de quem cuida para melhor servir', voltado para a humanização dos profissionais de saúde, que enfrentaram impactos na carreira, saúde física e mental em decorrência da pandemia de Covid-19. Apresentado pela Gerente Operacional Mariana Góes, o projeto foi destaque entre as propostas do interior da Bahia.

"O projeto da Santa Casa tem sido olhar para esses profissionais de uma forma humanizada, proporcionando ações que valorizem a sua atuação na sociedade", afirma Góes.

O Alayde Costa é um hospital de referência em nefrologia na Bahia e conta com mais de 3.500 procedimentos de hemodiálise realizados mensalmente.







Compartilhar no WhatsApp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laudo confirma que a professora Raquel Teixeira foi atropelada na BA-046, em Ruy Barbosa

Oposição de Ruy Barbosa começa a se formar para disputar eleições municipais