Nesta quarta-feira dia 09 de novembro, pela manhã, na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em Ruy Barbosa, foi empossado o novo conselho gestor da ARIE do Orobó, para o biênio 2022/2024, pela coordenação de gestão estadual de unidade de conservação do INEMA.
Nesse primeiro momento está composto por 6 entidades públicas, estaduais e municipais, 6 entidades civis e 2 empreendedores locais. Sendo que em dezembro na primeira reunião ordinária, o conselho vai tratar das vacâncias destes três seguimentos.
Pelo poder público temos o INEMA, Câmara Municipal de Ruy Barbosa, Prefeitura de Ruy Barbosa, Câmara Municipal de Itaberaba, Embasa, UEFS. Da sociedade civil temos a Associação Deus Conosco, Associação Comunitária Esperança de Ruy Barbosa, Associação de Remanescentes Quilombo de Flores, Associação dos Trabalhadores de Ruy Barbosa, Associação de São Luiz e adjacências. Empreendedores locais temos o CDL e Corcovado Mineradora.
O objetivo desse conselho é o fortalecimento da unidade de conservação da Serra do Orobó que compreende os municípios de Ruy Barbosa e Itaberaba para implementação das políticas públicas de conservação e preservação da Serra do Orobó.