Santa Casa de Ruy Barbosa esclarece sobre paciente que teve morte atestada

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

A respeito do caso divulgado na manhã de hoje (11) através das mídias sociais, a Santa Casa de Misericórdia de Ruy Barbosa esclarece que: A referida paciente teve sua morte atestada de forma regular, clinicamente e através dos exames complementares adequados, não restando dúvida quanto à realidade da morte. 

Ato contínuo, o corpo foi encaminhado para o serviço funerário para os cuidados com o sepultamento e posteriormente foi levado para seu local de velório distante 30 minutos aproximadamente. Por fim, dez horas após o evento inicial o corpo foi levado novamente para a unidade de saúde, tendo seu diagnóstico de morte reiterado por profissional da saúde habilitado para tal informação, o médico, inclusive na presença de familiar (filha) em ambos os momentos. 

LEIA TAMBÉM: Ruy Barbosa: Mulher dada como morta abre os olhos durante velório no Distrito do Paraíso

Convém esclarecer que mesmo após a morte o corpo pode apresentar movimentos involuntários e emitir sons, sem que isso signifique qualquer sinal vital. A percepção familiar de ter havido movimento e os olhos entreabertos é descrito na MEDICINA LEGAL como fenômenos normais e comuns oriundos de espasmos. 

Dito isso, concluímos que a paciente já se encontrava morta e que o relato, acontecido nove horas após o evento morte, representa uma interpretação popular equivocada de fenômenos cadavéricos. 

Solidarizamo-nos com a dor familiar e desejamos força nesta hora tão difícil.



Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é levado pela correnteza na barragem do açude de Ruy Barbosa

Escritório de contabilidade desaba no Centro de Ruy Barbosa