Exame de graduação do Centro de Treinamento Ruy Barbosa (CTRB) contempla atletas do jiu jitsu

O último sábado, dia 26/03/2022, ficou marcado na história do jiu jitsu do município de Ruy consolidando cada vez mais esse esporte no solo Ruy Barbosense. Nessa data, foi realizado o primeiro exame de graduação do Centro de Treinamento Ruy Barbosa (CTRB) coordenado pelo faixa preta Sensei Marco Souza, que contemplou 2 atletas à faixa azul e 3 atletas à faixa roxa.

O evento contou com a presença do secretário de esportes Bruno Pires, e foi um momento carregado de emoção, onde além do discurso promovido pelo secretário, o coordenador Marco Souza e os outros faixas pretas professores da academia, relembrando as dificuldades enfrentadas e significando aquele momento diante de todos os esforços feitos para que nosso Jiu Jitsu atingisse esse patamar, todos os graduados tiveram a oportunidade de falar o que o jiu jitsu e o momento representava para eles. 

Para quem não conhece, a troca de faixa no jiu jitsu é um processo demorado e diferente dos sistemas aplicados em outras artes marciais. Alguém já deve ter se perguntado por exemplo, porque a faixa do jiu jitsu possui uma “tarja” em uma de suas extremidades. Aquele espaço é reservado para a demonstração da evolução do praticante, que precisa fazer uma escalada de 4 graus (representados pelos traços brancos) para atingir sua tão desejada faixa.  

Para um atleta conseguir esse feito, ele precisa passar pela avaliação do seu professor (sensei), através do seu desenvolvimento técnico, seu comportamento dentro e fora da academia e sua responsabilidade social. 
A graduação portanto, representa um avanço não só individual, garantindo para a pessoa: maturidade, disciplina e auto-confiança, mas um avanço social, já que estão sendo formados seres humanos mais conscientes de suas atitudes, sua influência e seu comportamento em sociedade. 

Atualmente o CTRB conta com 7 faixas pretas, disponíveis para a formação dos atletas, e vem crescendo e galgando seu espaço no Jiu Jitsu Baiano e Brasileiro, representando sempre a cidade de Ruy Barbosa nas competições estaduais e nacionais, garantindo medalhas e participações expressivas.



Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Motorista de App recebe alta após levar 20 facadas de passageiro

Polícia Civil de Ruy Barbosa identifica e apreende diversos produtos furtados na cidade

Familiares e amigos das idosas mortas em acidente realizarão protesto nesta sexta-feira em Ruy Barbosa