Dietas da moda podem provocar danos à saúde, alerta especialista

 As famosas dietas da moda trazem muita esperança quando o assunto é perder peso de forma rápida. Mas, o que não é dito, é que as pessoas que se submetem a um regime desequilibrado em questões de nutrientes, que pode provocar danos sérios à saúde. “Dietas da moda são, em geral, desequilibradas. Elas podem até trazer resultados imediatos em relação à perda de peso, mas este acaba não sendo mantido. 

Além disso, podem causar deficiência de nutrientes se seguidas por muito tempo”, esclarece o nutricionista Gabriel Pacheco, da equipe da Rede Alpha Fitness. Normalmente, essas dietas se baseiam em um único macronutriente, o que as torna desequilibradas. Por exemplo, a dieta da proteína, que de fato favorece na perda de peso por aumentar a saciedade, apresenta um alto índice de gordura, o que pode favorecer o desenvolvimento de uma doença cardiovascular.


Perder peso em um curto espaço de tempo, se baseando em dietas que fazem com que a pessoa perca muito líquido, ou muita massa magra, e sem perda da gordura, não traz bons resultados. “Essas dietas não favorecem a mudança de hábito e são muito distantes do hábito alimentar comum, o que é um grande problema, pois após o seu término não há aprendizado suficiente para a manutenção do peso desejado. No geral, elas causam deficiência de nutrientes, são ricas em gordura, apresentam baixo índice de energia, provocam efeito sanfona e não reeducam”, acrescenta o nutricionista.


O melhor caminho é seguir uma dieta com acompanhamento profissional e que seja personalizada para a necessidade de cada corpo. Assim, a pessoa terá uma alimentação com a proporção de gordura, proteína e carboidrato estabelecida de acordo com as características e as necessidades individuais. É importante considerar também que o ideal é a utilização de carboidratos complexos (arroz integral, farelos, aveia, granola etc.) em substituição aos refinados, bem como as proteínas devem ser provenientes de alimentos com baixo teor de gordura saturada.

 “A dieta adequada é aquela que estabelece um plano alimentar individual. Que utilize uma estratégia que favoreça a reeducação alimentar, reduza riscos metabólicos e melhore a autoestima. O paciente com sobrepeso merece atenção dirigida, frequente e funcional, pois só assim as mudanças de estilo de vida propostas e fundamentais para a prevenção das doenças metabólicas podem ser atingidas com sucesso”, finaliza o nutricionista da Rede Alpha Fitness.



Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 19 anos é morto com golpes de faca em cavalgada

Empresário fica gravemente ferido em acidente na BA-052, em Ipirá

Três mulheres assassinadas em Feira de Santana; corpos foram encontrados no banheiro de um apartamento