Pular para o conteúdo principal

6 milhões de crianças estão com sobrepeso no Brasil, diz pesquisa

No Brasil, de acordo com dados coletados por pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, seis milhões de crianças estão com sobrepeso. Dentro do grupo analisado, 15% são crianças com até 5 anos; e 31% estão na faixa de 5 a 9 anos; ou seja, a obesidade que já é conhecida como um problema de saúde pública global, pode trazer consequências ainda maiores para as crianças. 


Doenças que eram características de adultos, estão acontecendo com mais frequência nos menores, o que pode resultar em uma redução na qualidade de vida, mas também no adoecimento e na mortalidade precoce. “A obesidade aumenta o risco de doenças crônicas surgirem precocemente, como diabetes, distúrbios de sono, hipertensão e até alguns tipos de câncer“, explica Danillo Santana, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.


Infelizmente, a obesidade infantil está atrelada a diversos fatores. A pandemia ajudou a piorar um quadro que já era ruim. Com o distanciamento social, e o isolamento dentro de casa, o ganho de peso foi impulsionado pela falta de movimentação, exercícios físicos, interação com outras crianças, o que aumentou, e muito, o tempo em frente ao computador, tablet e celular. Segundo um estudo divulgado pela SuperAwesome (empresa americana de tecnologia em mídia digital), foi revelado que crianças entre 6 e 12 anos passaram cerca de 50% do tempo de quarentena em frente às telas. “Mesmo que as coisas ainda não tenham voltado à normalidade total, os pais devem estimular os filhos a gastar energia e a deixar um pouco de lado os eletrônicos. 


Dá pra pular corda, fazer polichinelo, subir escada. E se for realizar alguma atividade fora de casa, que oriente e incentive o uso da máscara e do álcool, mas permita que seus filhos se movimentem”, finaliza Danillo. Outro fator que vale observar é a alimentação dessas crianças. Revisar a lista de compras da família deve ser prioridade no momento. Se não tiver doces e alimentos processados em casa, as crianças não comerão.




Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Militar de Ruy Barbosa prende indivíduo com arma de fogo artesanal

Neste sábado às 14:50h por solicitação do CICOM informando que no bairro Manoel Antônio, entrada da Vila Luiz de Velho, estaria um homem Trajano bermuda, portando uma arma de fogo e ostentando para que todos pudessem ver. A Polícia Militar foi até o local informado e encontrou o indivíduo com as devidas características. Ao realizar abordagem e busca pessoal, foi encontrada uma arma de fogo tipo garruncha de fábrica artesanal e conhecida como arma de ante carga. O mesmo resistiu a abordagem, sendo necessário o uso da força e algemação para conter os ânimos exaltados do conduzido e manter a integridade física desta guarnição e do conduzido  O suspeito  foi apresentado na delegacia de Itaberaba para lavratura do flagrante delito.

12 anos depois, justiça manda prender ex-cantor do News Hits, acusado de estupro em Ruy Barbosa

Eduardo Martins Daltro de Castro Sobrinho foi preso na tarde desta segunda-feira (2), na residência onde mora em Salvador. De acordo com informações passadas ao site Alô Juca, o juiz Jesaías da Silva Andrade, da Vara Criminal de Execuções Penais e Infância e Juventude determinou o cumprimento da pena de 10 anos. Ele é acusado de estuprar duas adolescentes na cidade de Ruy Barbosa, Centro Norte do estado, em 2012 e estava respondendo o processo em liberdade. Todos os envolvidos no caso já haviam sido condenados anteriormente, em maio de 2015, a 11 anos e oito meses de reclusão. Os réus, no entanto, entraram com recursos. Atualmente, o cantor é Back vocal de Kannário. Ele foi levado para a Polinter, nos Barris e deve ser encaminhado para o sistema prisional. Outros envolvidos no processo também devem ser presos nas próximas horas. Fonte: Alô Juca

Caso de rui-barbosense encontrado sem vida na Bolívia é destaque no Programa Domingo Espetacular da TV Record

A TV Record, através do programa "Domingo Espetacular" realizou uma investigação exclusiva. Brasileiros que foram estudar medicina na Bolívia fazem graves denúncias contra universidades. Os jovens acusam professores de extorsão, assédio moral e sexual, e até de tortura. Uma das vítimas dessa situação foi Sebastião Junior, estudante de medicina natural de Ruy Barbosa. A equipe do Domingo Espetacular desembarcou em Cochabamba, conversou com os principais envolvidos e ouviu relatos estarrecedores. RELEMBRE O CASO: Sebastião Peixoto Junior, natural da cidade de Ruy Barbosa/BA, foi encontrado sem vida em uma residência na cidade da Bolívia. A informação chegou no Brasil na tarde desta quinta-feira dia 14 de novembro de 2024. Junior era estudante de medicina e faltava apenas 4 meses para concluir o internato. Por diversas vezes ele recorreu aos amigos e familiares para ajudar no custeio dos seus estudos no País vizinho. ( relembre aqui ). No final do ano passado, Junior fez outra v...

PUBLICIDADE