Feliz aniversário Ruy Barbosa. 99 anos!

A cidade de Ruy Barbosa completa 99 anos de emancipação política neste sábado dia 28 de agosto de 2021. Aos pés da Serra do Orobó, Ruy Barbosa, localizada no piemonte da Chapada Diamantina comemora seus 99 anos de emancipação política. Famosa por sua carne-de-sol e pirão-de-leite, tradições culinárias trazidas pelos antigos paraibanos que por lá residiram. O município tem sua economia baseada na exploração do granito, minério, e na pecuária de leite e corte.

A localidade possui ainda uma rica história que remonta o tempo em que os aventureiros buscavam ouro no sertão do Estado durante o século XVII. Ruy Barbosa nasceu a partir de uma pracinha em torno de uma igreja, sob a invocação de Santo Antônio. Foi desmembrada do município de Itaberaba em 1914, em agosto de 1922, a então Vila do Orobó recebeu o status de cidade, recebendo o atual nome numa homenagem explícita ao político e jurista baiano no dia 13 de agosto de 1923.


Entre os atrativos históricos estão o Casarão em Morro das Flores, que foi construído em meados do século XIX, além da Igreja Matriz, da primitiva Igreja do Coração de Jesus, também em Morro das Flores, toda ladeada por singelos casebres, e do conjunto de casas históricas na bela e principal praça da cidade.





Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem desaparece após mergulhar no açude de Ruy Barbosa

Marceneiro morre afogado no açude de Ruy Barbosa

Grande quantidade de droga é apreendida com auxílio do cão Loke pela CIPE Chapada em Ruy Barbosa