Pular para o conteúdo principal

Encceja 2020: Inep divulga locais de realização das provas

Os inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 já podem conferir os locais de realização das provas, que acontecem em 29 de agosto. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (10) no cartão de confirmação do Sistema Encceja.

No cartão de confirmação, o inscrito pode verificar a data e o horário da prova, além do seu número de inscrição. É ali também que é documentado se o aluno for usar o nome social ou precisar de atendimento especializado na hora das provas. Vale lembrar que estas solicitações tinham que ter sido feitas no ato da inscrição.

Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão no dia da aplicação do exame.

O que levar no dia da prova:

documento de identidade com foto;
cartão de inscrição (é recomendado, mas não é obrigatório);
caneta esferográfica azul.
A edição de 2020 seria inicialmente aplicada em 25 de abril, mas foi adiada em razão da alta de casos de Covid-19 na época.

Prova que dá certificação para jovens e adultos que não concluíram os estudos, o Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.

Para que serve o Encceja?
Com o exame, é possível:

Ter um certificado, uma espécie de "diploma", sem passar pela escola
É uma avaliação dos conhecimentos do candidato
Não é como um vestibular, em que há uma classificação de aprovados
As inscrições para prestar a edição atual acabaram em janeiro passado. O próximo edital ainda será anunciado.

Ao todo, estão confirmados neste ano 1.630.046 participantes.

A maioria (1.328.608) fará a prova para obter certificado do ensino médio e tem mais de 18 anos.
Outros 301.438 farão provas para a proficiência do ensino fundamental e têm mais de 15 anos.
No país, há pelo menos 69,5 milhões que poderiam fazer a prova. São pessoas com mais de 25 anos que não concluíram a educação básica. O número representa 51,2% desta parcela da população, de acordo com a Pnad Educação 2019, divulgada em julho do ano passado.

Como é a prova do Encceja?
O Encceja não é uma prova classificatória, como são os vestibulares. É um exame de proficiência, ou seja, mede os conhecimentos adquiridos em cada área.

Assim, é possível pensar a prova em módulos separados. O candidato pode, em uma edição, ter nota suficiente para obter certificado em história e, no ano seguinte, fazer as demais onde não pontuou o mínimo necessário. A opção pelas provas é feita no ato da inscrição.

São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões cada e quatro possibilidades de resposta (das letras 'a' até 'd'). O exame também inclui uma redação de até 30 linhas. O modelo é de texto dissertativo-argumentativo, o mesmo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As provas para certificado do ensino fundamental são:

ciências naturais;
matemática;
língua portuguesa, língua estrangeira, artes e educação física;
história e geografia;
redação.
No ensino médio, são provas de:

ciências da natureza e suas tecnologias;
matemática e suas tecnologias;
linguagens, códigos e suas tecnologias;
ciências humanas e suas tecnologias;
redação.
Todas as provas são aplicadas no mesmo dia, de manhã e à tarde (veja cronograma abaixo).

Para obter o certificado, o participante deverá atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das provas, em uma escala de 60 a 180. Na redação, é preciso ter nota igual ou acima de 5.

Novo cronograma do Encceja 2020
Após o adiamento do exame, o cronograma ficou assim:

Local de prova: 10 de agosto
Provas: 29 de agosto
Abertura dos portões: 8h e 14h30
Fechamento dos portões: 8h45 e 15h15
Horário das provas: das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30
Pedidos de reaplicação: até cinco dias após a prova
Gabaritos: até 10 de setembro
Resultados: data ainda será divulgada

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 20 anos é morto a tiros na noite deste sábado em Ruy Barbosa

Um jovem foi morto a tiros na noite deste sábado (07) no bairro Manoel Antônio, na localidade das Casinhas, em Ruy Barbosa. O crime ocorreu por volta das 20h, na Luiz de Véi, Rua 4 em frente ao Campo. De acordo com informações, o jovem identificado como Thiago de 20 anos de idade, apelido "Guelo",  foi surpreendido por dois indivíduos em uma moto que chegaram atirando.  Os ferimentos foram fatais e a vítima não resistiu e morreu no local. A polícia militar esteve no local até a chegada do DPT para realizar o levantamento cadavérico.  Faça parte do nosso canal no WhatsApp clicando AQUI Foto reprodução: Instagram 

População espanca adolescente acusado de estupro em Ruy Barbosa

Em busca de justiça com as próprias mãos, alguns moradores da rua  Beira Rio, em Ruy Barbosa, espancaram um adolescente acusado de estuprar uma menor na noite desta segunda-feira (09). Um internauta ligou para nosso site por volta das 20h pedindo para que nossa equipe chamasse a polícia para atender essa ocorrência. Prontamente a Polícia Militar foi até o local e encontrou o adolescente desacordado. Ele foi levado para o hospital, medicado e será levado para delegacia com sua genitora para tomar as devidas providências.  (A legislação proíbe veiculação de nome e foto de menores na imprensa) RELEMBRE O CASO Na noite de ontem, por volta das 22h, um incidente preocupante foi registrado em um terreno na Avenida Contorno ao lado da loja Tinga Madeireira, em Ruy Barbosa.  Informações iniciais indicam que um indivíduo ainda não identificado teria "arrastado" uma menor para um terreno escuro, logo após a adolescente deixar uma igreja que fica localizada próximo ao posto Itaúna. D...

Polícia investiga possível abuso contra jovem após sair de Igreja em Ruy Barbosa

Na noite de ontem, por volta das 22h, um incidente preocupante foi registrado em um terreno na Avenida Contorno ao lado da loja Tinga Madeireira, em Ruy Barbosa.  Informações iniciais indicam que um indivíduo ainda não identificado teria "arrastado" uma menor para um terreno escuro, logo após a adolescente deixar uma igreja que fica localizada próximo ao posto Itaúna. De acordo com dados apurados pelo site Ruy Barbosa Notícias, imagens de câmeras de segurança flagraram o suspeito entrando no local e manteve a vítima no ambiente por mais de 30 minutos antes de evadir-se, assim que foram acionadas as autoridades.  A Polícia Militar, que atendeu à chamada, encontrou uma bicicleta nas proximidades, que pertence ao suspeito. A menor foi socorrida e levada ao hospital, onde recebeu cuidados médicos. As condições de saúde dela não foram divulgadas. A polícia segue investigando o caso, coletando mais informações e tentando identificar o suspeito.  

PUBLICIDADE