Pular para o conteúdo principal

Nova variante da Covid-19 pode levar Brasil a quarta onda



A rapidez com que o número de registros de Covid-19 provocados pela variante Delta se multiplicou no Rio e a identificação de casos em cada vez mais Estados brasileiros chamou a atenção de cientistas, que temem uma nova onda da epidemia provocada pela cepa indiana. No Brasil, já são 122 pacientes com diagnóstico da nova cepa, mas especialistas acreditam que o número pode ser maior, diante das dificuldades de vigilância genômica.

Identificada originalmente na Índia, a Delta é mais transmissível que as demais variantes da doença. Tornou-se predominante em praticamente todos os países do mundo em que entrou. É o caso dos Estados Unidos e de parte da Europa. No Brasil, acreditava-se que ela poderia ser bloqueada pelo fato de a cepa predominante no País ser a Gama (identificada originalmente em Manaus). De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Gama é uma “variante de preocupação”, tão potente quanto a indiana. Mas o salto no Rio, que concentra 84 dos casos confirmados no País, acendeu o alerta.

Não podemos relaxar. Precisamos rastrear os casos e os contatos, isolar as pessoas, reforçar a vigilância epidemiológica e genômica, manter as medidas de isolamento e uso de máscara, e ampliar a vacinação”, enumera a presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Gulnar Azevedo e Silva, professora do Instituto de Medicina Social da UERJ. “Se nada disso for feito, corremos o risco, sim, de termos uma quarta onda”.

Mais transmissível

Estudos mostram que a Delta é mais transmissível que as demais cepas, mas não necessariamente mais agressiva. Cientistas ressaltam que a variante se espalhou em países onde boa parte da população já está vacinada. Isso poderia explicar o baixo número de internações e mortes. Já se sabe também que apenas a primeira dose de um imunizante pode não ser suficiente para barrar a infecção. É complexo prever como a Delta se comportaria no Brasil, que tem menos de 20% da população imunizada com as duas doses.

É difícil avaliar porque não temos nenhum outro país com a mesma situação epidemiológica do Brasil para comparar”, afirmou o virologista Fernando Spilki, da Universidade Feevale, no Rio Grande do Sul. “Os países europeus tiveram medidas de controle muito mais rígidas e estavam com a vacinação mais avançada”. Segundo o especialista, o ideal é tentar evitar, pelo maior tempo possível, a transmissão comunitária da Delta no Brasil. É muito provável, porém, que ela já esteja circulando no Rio e em São Paulo. (Fonte: Estadão)

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 20 anos é morto a tiros na noite deste sábado em Ruy Barbosa

Um jovem foi morto a tiros na noite deste sábado (07) no bairro Manoel Antônio, na localidade das Casinhas, em Ruy Barbosa. O crime ocorreu por volta das 20h, na Luiz de Véi, Rua 4 em frente ao Campo. De acordo com informações, o jovem identificado como Thiago de 20 anos de idade, apelido "Guelo",  foi surpreendido por dois indivíduos em uma moto que chegaram atirando.  Os ferimentos foram fatais e a vítima não resistiu e morreu no local. A polícia militar esteve no local até a chegada do DPT para realizar o levantamento cadavérico.  Faça parte do nosso canal no WhatsApp clicando AQUI Foto reprodução: Instagram 

Cavalo morre após ir parar em laje e cair no Loteamento Osvaldo Batista

Por volta das 18h deste sábado (07), um cavalo foi parar em uma laje no fundo do Loteamento Osvaldo Batista, em Ruy Barbosa. Diversos moradores tentaram tirar o animal e não conseguiram. Acionaram a Secretaria de Meio Ambiente que foi até o local. Infelizmente antes do socorro chegar, a laje cedeu e o cavalo morreu nas ferragens. Uma retroescavadeira da prefeitura está no local tentando remover o animal. Não temos informações como o cavalo conseguiu ir para em cima da laje. De acordo com informações, o dono do cavalo vai comparecer na Secretaria de Meio Ambiente e deve arcar com os prejuízos. Essa não é a primeira vez que um animal cai de cima de uma casa. Em novembro de 2023, um cavalo caiu de cima de uma casa com telhas de eternit. Relembre clicando aqui  Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Ruy Barbosa Notícias (@ruybarbosanoticias)

12 anos depois, justiça manda prender ex-cantor do News Hits, acusado de estupro em Ruy Barbosa

Eduardo Martins Daltro de Castro Sobrinho foi preso na tarde desta segunda-feira (2), na residência onde mora em Salvador. De acordo com informações passadas ao site Alô Juca, o juiz Jesaías da Silva Andrade, da Vara Criminal de Execuções Penais e Infância e Juventude determinou o cumprimento da pena de 10 anos. Ele é acusado de estuprar duas adolescentes na cidade de Ruy Barbosa, Centro Norte do estado, em 2012 e estava respondendo o processo em liberdade. Todos os envolvidos no caso já haviam sido condenados anteriormente, em maio de 2015, a 11 anos e oito meses de reclusão. Os réus, no entanto, entraram com recursos. Atualmente, o cantor é Back vocal de Kannário. Ele foi levado para a Polinter, nos Barris e deve ser encaminhado para o sistema prisional. Outros envolvidos no processo também devem ser presos nas próximas horas. Fonte: Alô Juca

PUBLICIDADE