Como funciona a vacina da Janssen ? Doses, eficácia, Proteção contra variantes e público alvo;

 O imunizante, conhecido tecnicamente como Ad26.COV2.S, utiliza a tecnologia de vetor viral, um vírus enfraquecido que transporta os genes virais para dentro das células, estimulando a resposta imunológica. A mesma metodologia, considerada de 3ª geração, é utilizada nos imunizantes Oxford/AstraZeneca e Sputnik V (veja quadro).


Esquema de doses

Diferentemente das outras vacinas disponíveis contra a Covid-19, o imunizante da Janssen é aplicado com esquema de dose única (0,5 ml).


Os testes de fases I e II mostraram fortes respostas imunológicas, como a produção de anticorpos e resposta das células T (linfócitos com funções imunológicas de ação de respostas antivirais), após a imunização com apenas uma dose. 


Para o professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), Marco Antônio Stephano, a possível explicação para a aplicação da dose única da vacina pode estar na forma como o imunizante foi desenvolvido, que pode gerar uma resposta imune mais duradoura. 


“Deve ter alguma diferença na elaboração da vacina, que é o segredo de como eles construíram esse antígeno para ter uma dose só de eficácia. Não conseguimos saber, é um segredo industrial da empresa”, disse Marco. 


Eficácia

Testes de fase três foram realizados em diferentes países, com a participação de mais de 44 mil pessoas. A vacina apresentou taxa de eficácia de até 72% nos Estados Unidos, de até 68% no Brasil e de até 64% na África do Sul após a aplicação com a dose única. 


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o imunizante apresenta alta eficácia na prevenção de hospitalização e morte pela Covid-19. Uma dose única da vacina tem eficácia global (que reúne dados de todos os estudos clínicos) de 66,9% contra infecções sintomáticas, de 76,7% contra doença grave e morte após 14 dias e de 85,4% após 28 dias de imunização.


Características de armazenamento

A vacina é armazenada inicialmente congelada pelo fabricante e enviada a uma temperatura entre 2°C e 8°C. Os frascos com as doses da vacina (cada frasco contém 5 doses de 0,5 ml) devem ser armazenados na mesma faixa de temperatura, protegidos da luz. O prazo de validade é de três meses. Após a abertura e retirada da primeira dose, o frasco pode ser conservado entre 2°C e 8°C, por até seis horas.


Proteção contra variantes

A eficácia das vacinas diante das variantes do SARS-CoV-2 é alvo de estudos contínuos pela comunidade científica global.


Um estudo publicado na revista Nature no dia 9 de junho indicou que a vacina da Janssen demonstrou eficácia na prevenção de casos sintomáticos de Covid-19, inclusive contra a infecção pela variante Beta (B.1.351 – identificada na África do Sul). 


A pesquisa avaliou a resposta do sistema imunológico de 20 pessoas vacinadas com o imunizante da Janssen. Segundo o artigo, as respostas produzidas por anticorpos neutralizantes induzidos pela vacinação foram reduzidas contra as variantes Gamma (P.1 – identificada em Manaus) e Beta. No entanto, outras respostas funcionais de anticorpos e respostas de células T foram preservadas diante das variantes. 


O trabalho sugere que a relevância dos parâmetros imunológicos identificados em relação à eficácia da vacina depende de estudos complementares. 

Aplicação em gestantes

A infectologista Rosana Richtmann, do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, afirma que as vacinas de vetor viral, incluindo a da Janssen, não devem ser aplicadas em gestantes. "Até que a gente tenha mais estudos de segurança, as vacinas não devem ser usadas em gestantes ou puérperas até 45 dias. Elas têm a mesma plataforma da vacina da AstraZeneca e da Sputnik e não devem ser usada em grávidas", disse.


O pesquisador da USP, Marco Antônio Stephano, recomenda que além de gestantes, a imunização com vacinas de vírus de vetor viral não deve ser realizada em pessoas em tratamento contra o câncer e pessoas com síndromes alérgicas graves.


Segurança da vacina

A vacina Janssen já foi autorizada em 44 países e faz parte da lista de 7 imunizantes aprovados para uso pela OMS.


No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial no dia 31 de março, após a análise dos estudos apresentados e conclusão de que a vacina protege contra a forma grave da doença e é eficaz para prevenção da Covid-19 em pacientes adultos.


A vacina foi autorizada pelo FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos, órgão semelhante à Anvisa, para uso emergencial no dia 27 de fevereiro.

Fonte: CNN Brasil


Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem desaparece após mergulhar no açude de Ruy Barbosa

Marceneiro morre afogado no açude de Ruy Barbosa

Grande quantidade de droga é apreendida com auxílio do cão Loke pela CIPE Chapada em Ruy Barbosa