Conheça as empresas de cosméticos que testam em animais




Você sabe dizer quantos produtos que você usa não são testados em animais? Aliás, você se preocupa com isso? Um número crescente de consumidores diz que sim. Nem todo mundo se importa, mas já é comprovado cientificamente que muitos dos animais têm consciência, sentem, respondem e entendem o que está acontecendo.

Os métodos para testar novos produtos de algumas empresas, geralmente são feitos experimentos in vitro (em laboratório) ou in vivo, ou seja, em pessoas. Forma-se uma equipe de voluntários, que usa o produto e responde a questionários (todos os testes são controlados e acompanhados por médicos).

No caso dos cosméticos, a maior parte das novas tecnologias é derivada de tecnologias já existentes e comprovadamente seguras. Assim, os testes em humanos, com acompanhamento médico, são mais confiáveis e oferecem risco baixíssimo. Financeiramente os ganhos de custos com testes em animais não se justificam. Quanto a nomenclatura, os que não são testados em animais são os cruelty free e os que não são testados e nem possuem componentes sintéticos e de origem animal são os cruelty free veganos.


Para quem não sabe a PEA (Projeto Esperança Animal) mantém uma lista atualizada de empresas que não testam em animais. Vamos conferir algumas das mais conhecidas?
 
Marcas Brasileiras Amigas dos Animais
Abelha Rainha - Acquaflora - Koloss - Mahogany
Bio Extratus - Farmaervas - Vult - Vitaderm
Vita A - Eudora - Embelleze - Surya
Éh Cosméticos - Davene - Racco - OX
Contém 1g - O Boticário - Nazca - Niasi
Bioderm - Bel Col - Avora - Jequiti
Natura - Impala - Amend - Granado
Adcos - Água de cheiro - Quem disse Berenice -


Marcas Estrangeiras Amigas dos Animais
Há também uma instituição internacional que mantém uma lista de empresas que não testam, a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals). Eles têm uma lista enorme de marcas estrangeiras que não testam em animais, porém a maioria ou quase todas é desconhecida por nós. Analisei a lista inteira e as marcas mais conhecidas são essas:

Victoria’s Secret - Botanical Skin Works - Carmex - Dermalogica
Eco Minerals - Ferro Cosmetics - Green Beauty Cosmetics - H2O Plus
Paul Mitchell - Smashbox - L’anza Healing Haircare - Lily Organics
Nioxin Research Laboratories - Paula’s Choice - Urban Decay - Pura Botanica


Para conferia a lista completa, clique aqui (site em inglês).



Marcas Estrangeiras que TESTAM em Animais
Almay - Clean & Clear (Johnson&Johnson) - Redken - Lux
M.A.C - Mary Kay - Lacoste - Revlon
La mer - Aveeno - Guerlain - Elizabeth Arden
Clinique - L’occitane - Veet - Vaseline
 - Biotherm - Coppertone - Dove
Estée Lauder - Garnier - Johnson & Johnson - Kerastase
Kiehl’s - Lancôme - La Roche Posay - L’oreal
Maybelline - Neutrogena - Olay - Pantene
ROC - Sebastian - Shiseido - Vichy


Para conferia a lista completa, clique aqui (site em inglês).

Muitas marcas não estão em nenhuma das duas listas (que testam ou que não tentam em animais). Isso acontece por que se recusaram a responder algumas perguntas específicas sobre suas práticas de testes. Parece provável, então, que tais marcas testem, pelo menos em alguma etapa, em animais. Outro motivo possível pode ser o fato da empresa ser nova no mercado.

Outra coisa importante: essas informações são baseadas em declarações emitidas pelas próprias empresas. Então, infelizmente, se uma empresa for realmente muito desonesta, ela pode dizer que não testa, e dificilmente haverá forma de comprovar (pelo menos enquanto não houver nenhuma legislação).



Fonte: PEA e Beleza e Saúde. 1 DE JULHO DE 2019
Postagem Anterior Próxima Postagem

correspond