Ruy Barbosa comemora seus 98 anos. Assista nosso vídeo em homenagem;
Foto: Instagram / Anna Oliveira Porcino



Aos pés da Serra do Orobó, Ruy Barbosa, localizada no Piemonte da Chapada Diamantina comemora seus 98 anos de emancipação política nesta sexta-feira, dia 28 de agosto. 

Famosa por sua carne-de-sol e pirão-de-leite, tradições culinárias trazidas pelos antigos paraibanos que por lá residiram. O município tem sua economia baseada na exploração do granito, minério, e na pecuária de leite e corte e fábrica de calçados.

A localidade possui ainda uma rica história que remonta o tempo em que os aventureiros buscavam ouro no sertão do Estado durante o século XVII. Ruy Barbosa nasceu a partir de uma pracinha em torno de uma igreja, sob a invocação de Santo Antônio. 

Foi desmembrada do município de Itaberaba em 1914, em 28 de agosto de 1922, a então Vila do Orobó recebeu o status de cidade, recebendo o atual nome numa homenagem explícita ao político e jurista baiano no dia 13 de agosto de 1923. 

Entre os atrativos históricos estão o Casarão em Morro das Flores, que foi construído em meados do século XIX, além da Igreja Matriz, da primitiva Igreja do Coração de Jesus, também em Morro das Flores, toda ladeada por singelos casebres, e do conjunto de casas históricas na bela e praça da cidade.

Confira nosso vídeo em homenagem!

Postagem Anterior Próxima Postagem

correspond