PRF apreende carga de carvão vegetal transportada ilegalmente em Itaberaba

Na manhã desta terça-feira (18), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal deu ordem de parada a um microonibus Citroen/Jumper M33, conduzido por um homem de 37 anos. A ação aconteceu no perímetro urbano de Itaberaba, distante 280 quilômetros de Salvador.

O motorista transportava 34 sacos de carvão vegetal e não portava o Documento de Origem Florestal – DOF, obrigatório para o transporte desse tipo de produto. A carga seria vendida no comércio de Itaberaba.

A falta de apresentação do DOF válido para o transporte de produto florestal é considerado crime ambiental, previsto no artigo 46 da lei 9.605/98 – com pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa. Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO e o motorista responderá na Justiça Criminal.

Esse crime é muito recorrente e vem acarretando uma crescente desertificação em todo o bioma do Nordeste, fator que contribui de forma decisiva para alterações no clima da região.

O carregamento permanecerá retido na unidade policial de Itaberaba e ficará à disposição do órgão ambiental, para os procedimentos administrativos.


Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Motorista de App recebe alta após levar 20 facadas de passageiro

Homem natural de Ruy Barbosa é preso acusado de tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Camaçari

Polícia Civil de Ruy Barbosa identifica e apreende diversos produtos furtados na cidade