Macajuba chega a 221 casos de Covid-19 após testagem em massa

A Prefeitura de Macajuba, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica, divulgou na noite desta quinta-feira, 06 de agosto de 2020, um novo balanço sobre casos que envolvem o novo coronavírus (Covid-19) no município.

Macajuba registra 221 casos de Coronavírus, sendo 201 ativos e 20 curados. A explosão de casos aconteceu no Distrito de Nova Cruz, porém alcançado pela sede. Nova Cruz possui 96 casos ativos e Macajuba 95.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Macajuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer os fatos relacionados à testagem em massa para COVID-19 no município. Diante do surgimento de casos em nosso município e da transmissão comunitária, iniciamos a realização de uma ampla testagem nos servidores como medida de enfrentamento ao Coronavírus, para assim identificar grupos que já tiveram contato com o vírus e adotar medidas de controle e a quebra do ciclo de transmissão. 

Dados coletados, mundialmente, mostram que os profissionais de saúde estão mais vulneráveis e podem ser infectados pelo COVID-19, e que a maior parte dessas pessoas pode estar assintomática ou desenvolver quadros leves. Sendo assim, para segurança e proteção efetiva desses profissionais e da população em geral, iniciamos a ampla testagem, com testes rápidos, para termos o diagnóstico do paciente em menor tempo e, também, como estratégia de segurança e controle na disseminação do vírus. 

Os Kits de testes rápidos, adquiridos pela prefeitura, para detecção da COVID-19 são aprovados pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Estamos seguindo as Notas Técnicas da SESAB nº 54 e nº 67, e os Protocolos de Manejo Clínico do Ministério da Saúde e CREMEB quanto à utilização dos testes rápidos. 

De acordo com as normas mencionadas acima, os grupos prioritários para testagem incluem, profissionais de saúde e de segurança pública em atividade, contato domiciliar de profissional de saúde ou de segurança pública em atividade ou pacientes com quadro clinico epidemiológico compatível com COVID-19. Além dos testes rápidos, seguimos com os exames laboratoriais RT-PCR para os pacientes que se enquadram nos critérios estabelecidos pela Nota Técnica COE nº 54 da SESAB. 

Salientamos que existem prazos para realização dos testes rápidos e do teste molecular RT-PCR. O teste rápido tem uma maior eficácia para detecção de anticorpos após 10 dias do início da doença, já o teste molecular RT- PCR deve ser realizado no início da doença (do 3º ao 7º dia) que é quando a pessoa possui grande quantidade do vírus. 

Por isso, se o vírus for pesquisado após o 10º dia o resultado pode ser não detectável no RT-PCR e, ainda assim, a pessoa estar com o COVID-19. Dessa forma, em conformidade com os critérios estabelecidos pelas Notas Técnicas nº 54 e nº 67 da SESAB e pelo Protocolo do Ministério da Saúde de Manejo Clinico do Coronavírus, nos casos em que o exame rápido atestar positivo, o paciente, mesmo que assintomático, será tratado como COVID-19, devendo seguir as regras estabelecidas e manter o isolamento domiciliar – sem a necessidade de confirmação através de RT-PCR para confirmação diagnóstica. 

Indivíduos assintomáticos que tenham teste RT-PCR positivo para COVID-19 devem manter o isolamento domiciliar por 14 dias a contar da data de realização do teste, não sendo necessário realizar o RT-PCR para confirmação diagnóstica. Indivíduos assintomáticos que tenham teste rápido positivo para COVID-19 devem manter o isolamento domiciliar por 7 dias a contar da data de realização do teste, não sendo necessário realizar o RT-PCR para confirmação diagnóstica. 

O município de Macajuba realizou a coleta do RT-PCR para 18 profissionais com o objetivo de confirmar o estágio da infecção e proceder quanto à decisão do prazo de isolamento. Estes profissionais estão confirmados como contaminados pelo COVID 19. Qualquer informação divulgada de formar contrária deve ser desconsiderada. 

O município de Macajuba está realizando o teste rápido após o prazo de isolamento para confirmação da cura e assim liberar o relatório de alta com maior segurança. A Secretaria de Saúde do Município vem atuando de forma intensiva em cuidados e medidas protetivas, criando estratégias, com compromisso e transparência, para melhor atender ao cenário e proteger a população. 

Foram realizados neste contexto mais de 650 testes. Por fim, deixamos aqui nosso sincero pedido de compreensão e colaboração para que todos continuem adotando as medidas preventivas, para conseguirmos equilibrar a curva de contaminação e cuidar do bem mais precioso: a vida.





Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem natural de Ruy Barbosa é preso acusado de tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Camaçari

Motorista de App recebe alta após levar 20 facadas de passageiro

Polícia Civil de Ruy Barbosa identifica e apreende diversos produtos furtados na cidade