Paciente com Covid-19 em Piritiba veio de São Paulo em transportes clandestinos





Em nota divulgada pelas Secretaria de Saúde de Piritiba e Miguel Calmon, na Bahia, relatou como um paciente de 34 anos de idade, que veio de São Paulo em 23/04/2020, através de transportes clandestinos, passou pelo município. Na nota o paciente teve contato com três pessoas, onde nenhuma possuía máscara.

O paciente encontra-se em isolamento respiratório, na sala vermelha do Hospital Municipal Dr. Carlos Ayres de Almeida, na cidade de Piritiba, aguardando transferência através da central de regulação para unidade secundária e/ou terciária.

Confira na íntegra;

NOTA DE ESCLARECIMENTO

As Secretarias Municipais de Saúde dos municípios de Piritiba e Miguel Calmon, através das respectivas Vigilâncias Epidemiológicas, informam à população sobre o primeiro caso positivo para COVID-19 (novo Coronavírus) no município de Piritiba. Trata-se de um paciente de 34 anos de idade, que veio de São Paulo em 23/04/2020, através de transportes clandestinos. Chegou a Miguel Calmon por volta das 13h, onde permaneceu defronte à lotérica até encontrar com um amigo de infância, residente também em Miguel Calmon, que o levou até a Ponte do Massambão. No carro que transportava o viajante, encontrava-se o motorista e sua esposa gestante. Nenhuma das pessoas usava máscaras, na ocasião. No dia seguinte (24), a equipe da Vigilância de Piritiba realizou a visita para investigação e passou todas as orientações de etiqueta respiratória e de isolamento domiciliar, já que o paciente procedia de zona endêmica. 

O mesmo foi encaminhado para avaliação clínica sendo medicado e liberado devido à ausência de sintomas específicos para COVID-19. O paciente é portador de cardiopatia e parecia ter sintomas relacionados à doença de base. Permaneceu em isolamento domiciliar, sendo monitorado diariamente. O relato é de que o mesmo teve contato com apenas 03 (três) pessoas na localidade da Ponte do Massambão. Paralelamente, a Vigilância de Miguel Calmon, desde o dia 24/04/2020, fez busca ativa do motorista orientando também isolamento e continua investigando os contactantes através do rastreamento de pessoas e locais. Hoje, 27/04/2020, período hábil para detecção dos anticorpos (8º dia após o início dos sintomas segundo o paciente), foi realizado teste rápido com resultado positivo para COVID-19. Além do teste rápido, também foi colhido material a ser enviado ao LACEN (Laboratório Central do Estado da Bahia), para contraprova, através do exame considerado padrão ouro.

O paciente encontra-se em isolamento respiratório, na sala vermelha do Hospital Municipal Dr. Carlos Ayres de Almeida, na cidade de Piritiba, aguardando transferência através da central de regulação para unidade secundária e/ou terciária. As Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios já identificaram os contactantes iniciais e os mesmos já estão isolados, monitorados e também serão testados em tempo oportuno. Os prefeitos Samuel Oliveira Santana e José Ricardo Leal Requião, em consonância, já estão tomando as medidas cabíveis para continuar investigando os contatos e assistindo seus munícipes. Além disso, convocam de forma mais enfática a necessidade rigorosa das medidas de controle e prevenção.

Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem natural de Ruy Barbosa é preso acusado de tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Camaçari

Motorista de App recebe alta após levar 20 facadas de passageiro

Polícia Civil de Ruy Barbosa identifica e apreende diversos produtos furtados na cidade