Como lidar com o Isolamento social e manter a Saúde mental?

 



O isolamento social traz consigo um mix de sentimentos e emoções que mexem com o nosso psicológico podendo nos deixar angustiados, ansiosos e até mesmo desesperados. NORMAL. Estamos vivenciando um momento crítico para toda a sociedade, que, independe de cor, raça, religião, hierarquia. Esse vírus não faz distinção de pessoas, nos mostrando o quanto precisamos um do outro.

Aceitar que estamos com medo, sem saber como será o dia de amanhã e tomar consciência disso é o primeiro passo para não perder a estabilidade, e não podemos perder-la. Por mais tenso que isso possa ser, devemos trabalhar às nossas emoções e a maneira de ver as situações para passar pela quarentena da melhor maneira possível.

Já sabemos que podemos contribuir com hábitos de higienização constante. Se você olhar por esse lado e tiver certeza que está seguindo as medidas de prevenção, isso já vai te dar tranquilidade pra não se desestabilizar. 

Aqui vão algumas dicas para manter a sua saúde mental:


▪️Evite o excesso de informações: se contaminar com muitas informações podem te levar a um estado de ansiedade grave, prejudicar o seu relaxamento até mesmo a perda de saber discernir o que é real ou imaginário. 
▪️Cuidado com as Fake News.
▪️Escolha apenas um horário do dia para se conectar com as informações que estão acontecendo no mundo.
▪️Concentre-se em coisas que você pode dar conta: Higienizar- se, por exemplo.
▪️Faça coisas que você gosta: músicas, leitura, séries, costurar...
▪️Cuide do corpo: Não dá pra ir à academia? Faça exercícios em casa! Pule corda, agache, dance. 
▪️ Procure se manter bem alimentado e hidratado.
▪️Mesmo estando em casa, crie uma rotina, organize o seu dia. Isso evita que você entre em desânimo e estado de letargia.
▪️Aproveite esse tempo em casa para brincar com os filhos, dialogar com os seus familiares, fortalecer seus vínculos. Todos nós somos seres carente de afeto, invista esse tempo para transmitir sentimentos.
▪️ Use a tecnologia a seu favor: ligação, videochamadas, são ótimas formas de conectar pessoas. 
▪️Evite o Pessimismo.
▪️Aprenda sobre respiração diafragmática.

Não entenda esse isolamento como solidão, ou abandono. Permanecer em casa é uma forma de prevenção e um ato de amor por si e pelo próximo. Extraia algo de bom dessa situação. Você terá um tempo extra para cuidar-se e por em dia atividades esquecidas, e ainda aproveitar para conectar-se com quem você ama.


Monique Alves de Oliveira
Psicóloga CRP 03/19389


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