Município de Ruy Barbosa sofre insegurança com pequeno efetivo de policiais

Poucos investigadores da civil e baixo efetivo militar são alguns dos problemas que o Governo do Estado acumula em nossa cidade


O município de Ruy Barbosa na Chapada Diamantina tem cerca de 31 mil habitantes, distribuídos na sede, em três Distritos e cinco Povoados. Nosso município hoje conta com apenas dois policiais militares em uma viatura. Fazendo uma conta rápida - são 15 mil pessoas para cada policial.

O Governo Estadual através do Governador Rui Costa precisa imediatamente solucionar o problema que está acontecendo em Ruy Barbosa. Um efetivo muito pequeno para uma população de mais de 31 mil habitantes, uma cidade festiva, com muitos distritos e povoados. 

Um grande problema vivido pelo município é a falta de plantão 24h final de semana na delegacia local. O expediente é apenas de segunda a sexta, até a noite (deveria ser 24h). Tento em vista que a maioria das ocorrências acontece aos sábados e domingos, caso os policiais necessitem ir registrar um flagrante, devem ir para cidade mais próxima em plantão, deixando Ruy Barbosa vulnerável perante a bandidagem. 

Da mesma forma ocorre quando solicitado ir a um bairro distante, cobrir um evento de pequeno porte ou realizar ações de prevenção em distritos e povoados, deixando a sede mais uma vez vulnerável a prática de delitos. 

Outro grande problema na segurança pública do nosso município é o pequeno número de investigadores na polícia civil, em quatro anos foram 6, 919 mil ocorrências registradas, uma média de 1.700 ocorrências por ano, médias de 6,7 ocorrências por dia útil. Imagine uma delegacia com apenas três investigadores e um delegado titular terem que investigar 6,7 crimes por dia para dá resultado satisfatório a população? Impossível. 

Ruy Barbosa possui forte expressão no cenário político municipal, estadual e nacional. São ao menos quatro políticos de expressão, sendo eles um Senador, Dr. Otto Alencar, três deputados federais e estaduais, Otto Filho, Marcel Moraes e Dr. Eduardo Alencar. Estes são filhos da terra, porém tem aqueles que receberam muitos votos na última eleição e precisam pressionar o poder público para ter um olhar diferente para com a nossa segurança. 

A população por sua vez precisa cobrar dos seus políticos, ligue para eles, mostre estes dados. Muitos avanços foram conquistados através das lutas que iniciaram em redes sociais após indignação da população. 

Por Junior Queiroz

Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 19 anos é morto com golpes de faca em cavalgada

Empresário fica gravemente ferido em acidente na BA-052, em Ipirá

VÍDEO: Veículo de empresa de Gesso de Itaberaba sofre acidente na BA-046, em Ruy Barbosa