Preso com explosivos na Bahia é dono de mineradora e polícia investiga participação em incêndios na Chapada Diamantina - Ruy Barbosa Notícias | O Portal de Notícias da Cidade!

Preso com explosivos na Bahia é dono de mineradora e polícia investiga participação em incêndios na Chapada Diamantina

O homem preso em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia, com explosivos e munições, é dono uma mineradora e usava o material para extração ilegal de minério. De acordo com o delegado Arilano Botelho, ele é suspeito de provocar incêndios em Livramento de Nossa Senhora, na região da Chapada Diamantina.


Hércules de Almeida Hemerly, de 57 anos, foi detido na terça-feira (12). Em conversa com o G1, nesta quarta (13), o delegado Arilano falou sobre o caso.

As investigações apontam que o incêndio na serra foi promovido através das extrações de minério, porque quando os explosivos são detonados, eles lançam faíscas que incendeiam facilmente a vegetação que já está seca. Com todo o material encontrado com ele, ele se torna um dos suspeitos. Seguimos com as investigações do inquérito, para saber se ele é realmente o causador e se há mais pessoas", explicou.

Ainda segundo o delegado Arilano, as explosões causaram o incêndio, mas não significa que tenha sido proposital.

"Os incêndios partiram dessas explosões, mas não foi necessariamente proposital. No entanto, quando se faz isso, se assume o risco de causar as chamas, porque a cidade está com o clima muito seco", detalhou.

Para o delegado, o suspeito confessou que o material ilegal encontrado na casa é realmente dele, mas disse que não usou os explosivos nos últimos dois anos. Todos os equipamentos foram apreendidos e levados para perícia. Depois disso, serão encaminhados para o Exército, a partir de uma decisão judicial.

Fonte: G1