Ruy Barbosa: Projeto realiza premiação de R$ 5.000,00 para alunos do CEMAN

No dia 15 de Outubro de 2019 aconteceu no Colégio Estadual Professor Magalhaes Neto – CEMAN na cidade de Ruy Barbosa – Bahia, um dos maiores eventos de tecnologia conhecido como STARTAPP (Maratona de Programação) com os alunos do Ensino Médio mesclados entre o 1º Ano e 3º Ano promovido pelo Brasil Aprender, instituição que fundamenta a aplicação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) da ONU.

A ideia principal do STARTAPP - BRASIL APRENDER é o estímulo ao empreendedorismo uma vez que cada equipe formada configura uma Startup. Dentro desse contexto, na ocasião, os alunos seguindo um roteiro técnico, pensaram em ideias sustentáveis e que poderiam ser transformadas em tecnologias. Nesse sentido, as equipes discutiram suas ideias e após uma validação puderam transforma-las em aplicativos.

A STARTUP AZUL desenvolveu o aplicativo FEMINICLICK. A motivação para elaboração da ideia foi o fato de perceber números elevados quanto aos crimes envolvendo mulheres. Chegou-se a conclusão de que, usando o anonimato, as pessoas poderiam atuar como agentes colaboradores em denunciar e enviar informações aos órgãos que podem agir em defesa das agredidas.

A STARTUP VERMELHO desenvolveu o aplicativo EDUCAÇÃO E TURISMO. A ideia foi formulada com base em pesquisas de campo sobre os déficits encontrados em alunos do Ensino Médio em relação a algumas áreas do conhecimento. O aplicativo permite o uso de conteúdos que aprimoraria as dificuldades dos alunos e que os mesmos fosse avaliados periodicamente. Além disso, a aplicativo trouxe a atenção ao Ecoturismo promovido pela própria cidade tendo como ponto forte o Morro do Orobó.

A STARTUP AMARELO desenvolveu o aplicativo TGD. O Aplicativo da equipe permite que mulheres de todas as classes sociais façam um teste prévio sem custo. Com base em um questionário, a mulher terá ao final uma referencia percentual se está gravida ou não. Além disso, o aplicativo indicará qual método ela deve usar e como encontrar hospitais, clinicas ou farmácias próxima a ela usando recursos de GPS.

No final da tarde, no auditório do CEMAN, houve então a apresentação da ideia ao publico e aos jurados. A equipe do Brasil Aprender fez pronunciamentos sobre a importância do evento e da compreensão de inovar e buscar métodos que fortaleçam os hábitos sustentáveis. Fizeram presentes autoridades educacionais, empreendedores, agentes de comunicação digital e representantes de Lojas Maçônicas, comissão para os ODS da Deus e Justiça, 99, tendo como base norteadora o ODS 16 que visa o fortalecimento das instituições.

Ao final das apresentações, os jurados julgaram as ideias e os protótipos dentro de critérios estabelecidos e premiou a STARTUP AZUL como a vencedora do STARTAPP 2019 DO CEMAN. A premiação para a equipe campeã foi de $ 5.000,00 em Moeda Virtual (CryptEd).


Jurados representados por Professor Adenor, Anderson e o blogueiro Junior Queiroz


Equipe vencedora


Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem natural de Ruy Barbosa é preso acusado de tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Camaçari

Motorista de App recebe alta após levar 20 facadas de passageiro

Confira data e valores de algumas bandas que vão tocar no Santo Antônio de Ruy Barbosa