Agricultores familiares reúnem com representante da Sema para discutir a situação do Rio Utinga

Representantes de Movimentos Sociais e de Comunidades Rurais afetadas pela falta d’agua reuniram nesta terça-feira (23/10), com uma representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), para discutir a situação do Rio Utinga e cobrar ações do Estado referente ao uso indiscriminado da água que tem provocado a seca em boa parte do rio.

A reunião ocorreu no Assentamento São Sebastião de Utinga, em Wagner/BA, com a técnica da Sema, Larissa, e estiveram presentes representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilmbolas (CETA), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Sec. de Agricultura de Wagner, e representantes de Comunidades Ribeirinhas dos municípios de Wagner, Lençóis e Andaraí.

O Rio Utinga está a mais de oito dias seco, em uma extensão que vai do Assentamento São Sebastião de Utinga no município de Wagner/BA até a sua foz, devido às irrigações excessivas para a monocultura da banana. Isso mostra, segundo os agricultores, que o estado tem sido omisso pois conforme garante o inciso III do artigo 1º da Lei nº 9.433/97, da Política Nacional de Recursos Hídricos “em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais”.

Os agricultores estão furiosos e cobram do estado o cumprimento das leis ambientais. Dentre as ações discutidas na reunião, os agricultores solicitaram à Sema que exija, com urgência, a suspensão das irrigações do rio Utinga e seus afluentes até que ele perenize e chegue água a sua foz. A partir daí, poderá ser tomada outras alternativas como, estabelecer um calendário com dias definidos para que cada comunidade possa irrigar, assim como já havia sido feito em anos anteriores.

Larissa – técnica da Sema, anotou as reivindicações e se comprometeu a entrega-las ao Secretário de Meio Ambiente do Estado para que tome as devidas providencias.

Fonte: https://folhadachapada.com.br/chapada-urgente-agricultores-familiares-reunem-com-representante-da-sema-para-discutir-a-situacao-do-rio-utinga/

Compartilhar no WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Homem desaparece após mergulhar no açude de Ruy Barbosa

Marceneiro morre afogado no açude de Ruy Barbosa

Grande quantidade de droga é apreendida com auxílio do cão Loke pela CIPE Chapada em Ruy Barbosa